A inflação medida pelo Índice Geral de Preços - 10 (IGP-10) foi de 10,27% em 2008. A informação foi divulgada hoje pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). No ano passado, o índice subiu 7,38%. Em dezembro, o índice teve aumento de 0,03%, ante alta de 0,73% em novembro.
Essa foi a primeira taxa anual de inflação, referente a 2008, a ser divulgada pela FGV - que também calcula o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) e o Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI). Com o resultado anunciado hoje a taxa anual de 2008 do IGP-10 é a maior desde 2004, quando o índice subiu 12,42%.
No caso dos três indicadores que compõem o IGP-10 de dezembro, o Índice de Preços por Atacado (IPA) teve queda de 0,22% em dezembro, em comparação com a alta de 0,81% em novembro.
Por sua vez, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) apresentou elevação de 0,62% em dezembro, ante avanço de 0,49% em novembro. Já o Índice Nacional de Custos da Construção (INCC) subiu 0,33% em dezembro, ante aumento de 0,74% em novembro. O período de coleta de preços para o IGP-10 desse mês foi do dia 11 de novembro a 10 de dezembro.
IPC-S
O Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) de até 15 de dezembro subiu 0,73%, segundo informou hoje a FGV. No índice anterior, de até 7 de dezembro, a fundação apurou alta idêntica para o mesmo índice.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast