O grupo industrial italiano Fiat planeja investir US$ 1 bilhão na América Latina, numa tentativa de vender mais carros na região, disse a edição de terça-feira do Financial Times.
Cledorvino Belini, presidente das operações sul-americanas da empresa, disse ao jornal que a Fiat planejava investir este montante na América do Sul e no México nos três anos que antecedem o final de 2008.
O dinheiro, que será usado em grande parte em desenvolvimento e em melhoras nos processos de produção em Belo Horizonte, é o dobro do total gasto entre 2003 e 2005, disse o jornal.
A Fiat espera ampliar sua fatia no mercado de carros latino-americano de 12% para 15% --tomando participação da Ford.
Belini disse ao FT que é "realista" conseguir esse objetivo até 2010.
- Eu gostaria de nos ver eventualmente ganhar 25 por cento de participação em toda a América Latina, mas, nos próximos anos, eu ficaria com um patamar menor", disse. Ele apontou o México como um mercado-chave para o crescimento.
- Cerca de 1,1 milhão de novos carros por ano são vendidos no México --o que significa que é o segundo mercado automotivo da América Latina-- mas, segundo Belini, a presença da Fiat nesse país é fraca.
Ele disse que os planos significariam que a Fiat estaria vendendo 120.000 carros por ano na América Latina além dos 500.000 que já vende na região.
Não foi possível obter um comentário imediato da Fiat sobre a matéria do FT.
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