São Paulo A Fiat anunciou um programa de contratação de 1,7 mil funcionários até junho deste ano para a unidade de Betim (MG). O acordo foi firmado com o Sindicato dos Metalúrgicos do município. Com a abertura das novas vagas, a Fiat somará 2,9 mil contratações no primeiro semestre de 2007 para a operação do terceiro turno, em funcionamento desde fevereiro.
A empresa, que já havia contratado 1,2 mil funcionários neste ano, não descarta que o novo turno poderá gerar ainda a necessidade de novas contratações no setor automotivo da região. Com os novos funcionários, a Fiat passará a contar com 15 mil colaboradores.
De acordo com a empresa, as contratações permitirão um aumento da produção dos atuais 2,6 mil veículos por dia para mais de 2,7 mil veículos diariamente. Hoje, a capacidade instalada da Fiat é para a produção de 3 mil veículos por dia. Com essas admissões, a expectativa da montadora e do Sindicato dos Metalúrgicos é de que possa haver uma redução das horas extras praticadas no 2.º turno de produção.
"Felizmente, o mercado superou as previsões mais otimistas de crescimento, como demonstra o desempenho da Fiat no primeiro trimestre do ano", afirmou o diretor de Recursos Humanos da Fiat para a América Latina, Roberto Gioria. Segundo informações da assessoria de imprensa da montadora, a empresa produziu cerca de 210 mil unidades no primeiro quadrimestre.