O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio da Universidade da Indústria (Unindus), promove o curso "Coaching Executivo e Empresarial: Uma Perspectiva Contemporânea". O curso, que começa na última semana de outubro, é reconhecido pela Associação Brasileira de Coaches Executivos e Empresariais (Abracem). A coordenação é de Rosa R. Krausz, socióloga, doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP), membro da Worldwide Association of Business Coaches (WABC Associação Mundial de Treinadores Executivos) e presidente da Abracem.
De caráter profissionalizante, o programa é composto por 10 módulos mensais de 12 horas cada. O conteúdo aborda temas como panorama empresarial contemporâneo, renovação de competências, as origens do coaching, seu significado, tipos de coaching, princípios e fases do processo de coaching, além do seu papel e importância no desenvolvimento das lideranças e organizações. Os alunos também terão acesso a estudos de caso e aprenderão como aplicar a teoria em processos de coaching.
Os candidatos serão pré-selecionados. Para participar é preciso ter formação universitária comprovada em ciências humanas e experiência na área de Recursos Humanos, consultoria empresarial, treinamento e desenvolvimento, gestão do conhecimento, qualidade total e condução de grupos. Também contam pontos adicionais ao currículo os candidatos que tiverem pós-graduação em Recursos Humanos/Gestão de Pessoas, Desenvolvimento Gerencial, Psicologia Organizacional, Formação de Dinâmica de Grupo, Análise Transacional e Psicodrama.
De acordo com a coordenadora, o curso é focado no papel do profissional do coach ou cliente que atua no contexto organizacional. "A finalidade é garantir a permanente atualização das competências dos que ocupam posições de liderança nas empresas." O curso promete elevar a capacidade daqueles que exercem cargos de coordenação ou na área de gestão de pessoas. A coordenadora do curso explica que tanto aqueles que procuram se aperfeiçoar profissionalmente, quanto empresas interessadas em investir no desenvolvimento de suas lideranças via coaches internos, poderão beneficiar-se desta formação, desde que a utilizem de forma ética e competente.
Devido à pouca informação sobre esse tipo de processo no mercado, a difusão do Coaching Executivo e Empresarial ainda é tímida no Brasil. Porém, tem-se observado um aumento na procura dessa formação e maior cuidado na seleção dos prestadores de serviços nessa área. "O mercado começa a sinalizar maior rigor na contratação de processos de coaching à medida que o crescimento da oferta não é acompanhado pela qualidade dos serviços", diz a socióloga.
Segundo ela, muitas empresas estão investindo na formação de coaches internos e buscam, ao invés de meros treinamentos informativos rápidos, cursos de formação credenciados que oferecem aos participantes a possibilidade de conhecerem a teoria e familiarizarem-se com a prática.
Serviço: Mais informações pelo telefone (41) 3271-7731 ou no site www.unindus.org.br.