A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) lançou nesta quarta-feira (22) uma nova ferramenta de crédito para as empresas associadas, que poderão receber à vista recursos para financiar suas operações. O Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) foi criado para facilitar o financiamento à produção, mas também será atrativo para os investidores, de acordo com o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures.

CARREGANDO :)

Os juros cobrados serão de 1,47% ao mês e o prazo de pagamento é de 180 dias. O FIDC deve começar a operar dentro de 30 dias. Inicialmente serão atendidas 40 indústrias, que já tiveram sua carteira de operações pré-analisadas pela agência seguradora, a Mapfre.

Cada série lançada será no valor de R$ 130 milhões. As indústrias interessadas devem ser associadas ao sistema Fiep e obterem a aprovação da seguradora. Segundo Rocha Loures, como a Fiep é uma entidade de classe e não visa ao lucro, o fundo terá custos operacionais menores do que um tradicional, e por isso pode oferecer juros mais baixos do que o mercado. Outra vantagem é o seguro de crédito embutido. Se o cliente da empresa não pagar a promissória, a seguradora cobre o risco.

Publicidade