Curitiba Um estudo inédito pretende levantar quais são e como funcionam os projetos sociais desenvolvidos atualmente no Paraná. O 1.º Mapeamento de Projetos de Responsabilidade Social, iniciativa do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, órgão ligado à Federação das Indústrias do Estado (Fiep), deve ser concluído até o fim deste mês. Segundo a coordenadora da pesquisa, Carla Mocelin, as empresas e organizações não-governamentais (ONGs) tiveram até a última semana para relatar suas atividades à Fiep.
Dados
Finalizado esse processo, agora o Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade Metropolitano de Curitiba (Orbis), instituição da federação para acompanhamento de indicadores sociais, vai mapear os dados.
"Um dos objetivos do conselho é disseminar a consciência ambiental e social nas empresas do estado" analisa Carla. "Mas para isso, entendemos que é necessário criar um banco de dados, com ONGs, empresas e também iniciativas governamentais." O conselho, que reúne 104 líderes empresariais, industriais e representantes de entidades públicas e privadas, pretende mapear também, ainda este ano, a utilização das leis de incentivo à cultura e outros ações por partes das empresas.
Parcerias
Com base nessas informações, o conselho pretende elaborar um planejamento estratégico para suas futuras ações sobre o tema. "Conhecendo as iniciativas será possível promover parcerias entre empresários e instituições e até os governos. Essa interação é o que existe de mais rico nas ações sociais."
Os primeiros resultados da análise já revelam 200 empresas e organizações do Paraná envolvidas de alguma forma com a causa. Elas são responsáveis pela execução de pelo menos 87 projetos. Segundo Carla, a maior parte das ações está voltada à educação básica. "Mas também existem muitas ações ligadas à cultura e ao lazer, e à promoção da cidadania, especialmente para crianças e adolescentes." No levantamento preliminar estão empresas como Banco do Brasil, Sadia, Rodonorte e Berneck Aglomerados.
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