A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) previu nesta terça-feira que a economia brasileira crescerá 6,2 por cento em 2010, puxada pela recuperação da indústria e do investimento, dois dos setores mais atingidos pela crise mundial.
Neste cenário, a indústria recuperará o nível pré-crise em março do ano que vem, mas o emprego no setor voltará ao patamar de 2008 apenas em dezembro de 2010.
Em 2009, a entidade espera oscilação positiva do PIB do país de 0,4 por cento. O cenário para o PIB industrial do Brasil aponta retomada após a retração de 5,3 por cento esperada para este ano, com expansão de 8,5 por cento em 2010.
"As perspectivas que temos para 2010... são muito positivas", disse a jornalistas Paulo Skaf, presidente da Fiesp.
A atividade industrial no Estado de São Paulo deve crescer 13,5 por cento em 2010, após recuo de 8,3 previsto para este ano.
A formação bruta de capital fixo do país --uma medida dos investimentos-- deve crescer 19,6 por cento em 2010 após contração de 14,6 por cento em 2009.
A Fiesp prevê ainda que o emprego na indústria brasileira crescerá 5,3 por cento em 2010, depois de cair 2,5 por cento este ano. A projeção para o emprego industrial em São Paulo é de avanço de 6,2 por cento no ano que vem, após queda 4,7 por cento em 2009.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast