A brasileira Go4it, empresa de negócios esportivos, está dando seu maior passo no exterior, com a compra da Strava, misto de rede social e aplicativo formada por atletas e que está presente em 195 países. A Go4it foi fundada por Marc Lemann, filho de Jorge Paulo Lemann. Essa será a quinta aquisição no exterior no segmento de tecnologia. A lista já conta com empresas de conteúdo digital e aplicativos ligados a atividades esportivas.
Para adquirir uma parte da rede social criada nos EUA em 2009, o filho de Lemann se juntou a pesos-pesados da tecnologia, como a Sequoia Capital, do Vale do Silício, um dos primeiros investidores de Google, Airbnb e WhatsApp, e o Mandrone Capital, ligado à família dona da rede de supermercados Walmart.
O valor do negócio e a fatia na rede social não foram revelados. Cesar Villares, cofundador da Go4it, ressalta que a empresa está avaliando oportunidades de investimento em ativos esportivos globais. A Strava, por exemplo, segundo dados da consultoria comScore, teve, em dezembro, cerca de 285 mil usuários ativos. Alguns deles famosos, como o técnico de vôlei Bernardinho e o apresentador Luciano Huck.
“O potencial do Strava é imenso. Estamos buscando oportunidades de investimentos em ativos esportivos e de tecnologia ao redor do mundo. Além disso, o investimento visa também a apoiar as estratégias de expansão em mercados que conhecemos profundamente, como o Brasil e a América Latina”, explicou Villares.
Modelo de negócio
Strava vem da palavra sueca que significa “esforço”, e a rede tem como objetivo estimular atividades físicas entre atletas e esportistas, permitindo que as pessoas gravem e compartilhem as atividades praticadas.
No exterior, a empresa também se associou a celebridades do mundo esportivo, como o tenista Roger Federer, em um evento de tênis chamado Laver Cup, na República Tcheca, que ocorre em setembro. “É um torneio que vai entrar no calendário mundial do tênis. Na Laver Cup vamos assistir a partidas como a da dupla Federer e (Rafael) Nadal representando o time Europa”, disse Villares.
No Brasil, a Go4it atua na gestão da carreira de atletas como o surfista Gabriel Medina, o jogador de futebol Thiago Silva, o nadador Daniel Dias e o piloto Felipe Nasr. A empresa atua como consultoria estratégica para marcas que usam o esporte na sua estratégia de marketing. O executivo cita que a companhia foi a responsável pelo patrocínio do Uber no futebol do Flamengo. A Go4it fez parceria com UFC e a Liga Mundial de Surfe.