Um dos supernavios para transporte de minério de ferro da Vale, que estão entre os maiores do mundo, deve chegar às Filipinas esta semana para descarregar a matéria-prima vinda do Brasil, enquanto a frota da mineradora permanece impedida de alcançar seu maior mercado, a China.
A Vale tem sido forçada a desviar sua frota de seis supernavios para as Filipinas, Itália, Omã e outros destinos, enquanto aguarda Pequim liberar o acesso aos portos chineses. O navio Berge Everest, de 388 mil toneladas, é o primeiro da frota de 35 supernavios da Vale (Valemaxes) a partir para a Ásia totalmente carregado com minério de ferro.
Após uma breve parada para reabastecimento em Cingapura este mês, o navio irá atracar no Porto de Villanueva, nas Filipinas, segundo informações da agência Reuters. O carregamento de minério de ferro deve, então, ser transferido para dois navios menores, provavelmente com destino à China, segundo um agente do porto.
"Parece que o navio será descarregado nas Filipinas. Acho que seremos o centro de minério de ferro da Vale na Ásia até o problema na China ser resolvido", disse um agente do porto local.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast