Se depender dos fabricantes, o reinado das câmeras fotográficas digitais nos serviços de hospedagem de vídeos vai durar pouco. As filmadoras tornam-se cada vez mais simples e os fabricantes, visando ao mercado doméstico, têm investido na criação de aparelhos mais baratos e com interface mais intuitiva.
Comprar uma filmadora ainda é um alto investimento e o brasileiro não tem tradição de trocar a câmera fotográfica pela filmadora nas viagens, por exemplo. Em 2005, segundo a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), foram vendidas no Brasil 38.354 câmeras de vídeo. Espera-se um aumento de vendas este ano, principalmente de filmadoras que gravam em DVD. "Esperamos que as câmeras de vídeo que gravam em DVD ocupem, até o fim do ano, 50% do mercado de filmadoras", diz Maurício Guarnieri, analista de produtos da Panasonic.
Gravar em DVD ainda tem, porém, um inconveniente: o usuário tem que finalizar a mídia quando ela não está totalmente usada. Trocando em miúdos: você insere um DVD na câmera, grava 15 minutos, deixando um espaço vazio enorme na mídia, mas não pode levar o DVD para a câmera novamente quando quiser fazer outra gravação.(JPP)
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