Brasília O governo decidiu romper o contrato com o Bradesco e assumir o Banco Postal. De acordo com o ministro das Comunicações, Hélio Costa, o banco será assumido pelos Correios e o Bradesco será indenizado.
"Tenho autorização do presidente [Lula] e já conversei com o Meirelles [presidente do Banco Central]. Está tudo acertado", disse Costa. Ele informou que haverá um acerto com o Bradesco e que, na negociação, será levado em consideração o lucro que o banco privado teve com a parceria. Segundo o ministro, o contrato acabaria em 2009.
Por meio de assessoria, o Banco Central confirmou a conversa, mas não o resultado. Informou que o BC irá "analisar as propostas apresentadas pelo ministro" e se comprometeu a "dar a orientação necessária para as mudanças que estejam sendo planejadas". Procurado pela Folha de S.Paulo, o Bradesco informou que "prefere não se manifestar por desconhecer o assunto".
Em 2001, quando o governo decidiu criar o Banco Postal e ofereceu agências dos Correios para operar serviços bancários , três instituições fizeram propostas: Bradesco, Itaú e Caixa Econômica Federal. O Bradesco venceu, oferecendo R$ 201 milhões e mais parte das taxas cobradas para abrir contas e fazer pagamentos e realizar outros serviços. Os Correios arrecadam de R$ 10 milhões a R$ 12 milhões ao mês com os serviços do banco.
"A negociação vai ser feita tendo em vista o lucro extraordinário que o Bradesco já teve com o Banco Postal", afirmou o ministro. Na avaliação de Costa, o valor pago pelo Bradesco para operar o Banco Postal é pequeno em relação aos lucros que podem ser gerados. "Só a marca Banco Postal vale R$ 1 bilhão." O ministro disse que os Correios já têm uma estrutura montada para as operações.
Costa afirmou que, nos próximos dias, será publicada no "Diário Oficial" da União a criação de um grupo de trabalho que irá determinar, em 90 dias, de que modo o contrato será rescindido. A partir daí, o Bradesco será comunicado por ofício e começarão as negociações para a indenização.
Segundo os Correios, o Banco Postal tem mais de 5.500 pontos de atendimento no país.