O fim das promoções de carros em estoque com IPI (Impostos sobre Produtos Industrializados) antigo -vigente até 31 de dezembro - pesou sobre a atividade do comércio em fevereiro e fez o movimento de consumidores nas lojas em todo o país cair ante janeiro.
Segundo a Serasa Experian, a queda foi de 0,5% já descontados os efeitos sazonais. Após ter tido uma alta de 10,9% em janeiro, último mês das promoções, o movimento de consumidores nas lojas especializadas de veículos, motos e peças recuou 2,1% em fevereiro.
Também contribuíram para o resultado negativo no mês passado os recuos de 1,6% no movimento nas lojas de material de construção, de 0,3% nos segmentos de móveis, eletroeletrônicos e informática e de 0,1% no de combustíveis e lubrificantes.
Tiveram resultados positivos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (0,9%) e tecidos, vestuário, calçados e acessórios (0,7%).
Na comparação com de fevereiro de 2012, no entanto, a alta é expressiva: 14,4%.
O indicador de atividade do comércio da Serasa é calculado pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da consultoria. A amostra é composta por cerca de 6.000 empresas.
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