O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta sexta-feira (11/8) que a autoridade monetária estuda autorizar a oferta de crédito aos consumidores via Pix. Na prática, segundo ele, os usuários não precisarão mais dos cartões.
“Você vai juntar o Pix e outros produtos, lembrando que você vai poder começar a poder fazer crédito no Pix, então, em algum momento, no futuro, você não precisará ter cartão de crédito, poderá fazer tudo no Pix”, diz, em evento promovido pela Associação Comercial do Paraná, na tarde desta sexta-feira.
Segundo Campos, o BC planeja criar essa nova modalidade como "alternativa" para o consumidor no acesso à crédito. A instituição também vem testando outras funcionalidades, como a realização de pagamentos agendados e pagamentos com recorrência automática, além da possibilidade de internacionalização do Pix.
O presidente do BC também falou do chamado "agregador financeiro", um aplicativo que vai centralizar produtos e serviços bancários. “No agregador financeiro, você não precisará mais ter um app (aplicativo) para cada banco, você poder ter apenas um, centralizar todos os produtos com portabilidade e competitividade em tempo real”, diz.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast