Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Liberação FGTS

Caixa abrirá 1.891 agências aos sábados para FGTS inativo; 23 em Curitiba

Caixa abrirá 1.891 agências aos sábados para agilizar orientações e saques. | Antônio More/Gazeta do Povo
Caixa abrirá 1.891 agências aos sábados para agilizar orientações e saques. (Foto: Antônio More/Gazeta do Povo)

A Caixa Econômica Federal abrirá 1.891 agências em quatro sábados entre março e julho, com exceção do mês de abril, para atender aos interessados em sacar o dinheiro das contas inativas do FGTS. A partir do dia 10 de março – quando os saques começam a ser liberados para pessoas nascidas em janeiro e fevereiro – as agências serão abertas nos seguintes sábados: 11 de março, 13 de maio, 17 de junho e 15 de julho, das 9h às 15h.

Mas para quem tem dúvidas sobre o saque, cadastramento de senha do Cartão do Cidadão ou cadastro de trabalhadores, as agências selecionadas estarão abertas no próximo sábado (18), para atender aos trabalhadores. Além disso, entre os dias 15 e 17 de fevereiro, todas as agências abrirão duas horas mais cedo. Para encontrar a mais próxima de você, vá até o site da Caixa .

No site do banco também é possível saber qual agência da sua cidade abrirá neste sábado (18). Neste link é só procurar as unidades por cidade e bairro. Em Curitiba, por exemplo, 23 agências abrirão no próximo sábado. É possível que essas mesmas agências que aparecem na busca sejam as que concentrarão os saques aos sábados, nas datas citadas acima, mas isso não está claro no site da Caixa.

A data para o saque dos recursos é de acordo com a data de nascimento dos cotistas. Os nascidos em janeiro e fevereiro podem sacar a partir do dia 10 de março; após 10 de abril, é a vez dos trabalhadores nascidos entre março, abril e maio; a partir do dia 12 de maio, os nascidos entre junho, julho e agosto; a partir de 16 de junho, os nascidos entre setembro, outubro e novembro; e a partir de 14 de julho, os nascidos em dezembro.

Abril será mês de maior movimento de saques no FGTS

Abril será o maior mês em que mais trabalhadores farão o saque do FGTS. Segundo a Caixa, 26% do total de retiradas devem ser feitas neste mês, que contempla quem nasceu em março, abril e maio. Os outros meses com maior volume serão maio e junho, com 25% do total de saques cada um. Em março espera-se um volume de 16% e junho, 8%.

Mas justamente no mês de abril não haverá nenhum trabalho extra nas agências aos sábado. É que a data prevista cai na semana santa. Então quem tiver direito de sacar os recursos neste mês terá de procurar as agências durante a semana mesmo. Quem for correntista da Caixa poderá pedir o depósito do saldo das contas inativas direto na conta.

De acordo com o governo, são R$ 43 bilhões depositados em 49 milhões de contas inativas do FGTS. A estimativa de saques, contudo, é mais modesta: o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, prevê uma retirada de até R$ 35 bilhões do fundo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.