Um dia após a vitória do republicano Donald Trump na eleição americana, o dólar comercial ganha força e tem alta de 3%, sendo vendido por R$ 3,30 ao meio-dia. No mercado internacional, o dólar também avança — o Dollar Index Spot, que compara a divisa com dez outras moedas globais, ganha 0,34% nesta manhã. A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), que ontem caiu 1,4%, hoje operava em alta de 0,65% no fim da manhã, a 63.665 pontos, animada pela forte alta de Vale e de empresas do setor de papel e celulose.
No mercado de ações e no de câmbio, os investidores ainda repercutem a vitória de Trump. “A expectativa do mercado passou a ser de uma economia menos regulada e com mais isenção fiscal para empresas americanas”, diz a Elite Corretora em boletim matinal.
Para o banco UBS, o impacto inicial da reação dos ativos de mercados emergentes a Trump foi “menos severa do que muitos temiam”. “Nós não esperamos que os mercados emergentes retomem uma trajetória negativa, mas antecipamos que países mais voltados ao comércio ficarão mais em risco, com os futuros desenvolvimentos da política, que países mais voltados para o mercado doméstico”, dizem os analistas da instituição, que continua apostando no Brasil, assim como na Índia, China e Coreia do Sul.