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Novas plataformas oferecem serviços financeiros e desafiam grandes bancos

Aplicativo do Nubank permite gerenciar custos do cartão e solicitar aumento do limite | Divulgação/Nubank
Aplicativo do Nubank permite gerenciar custos do cartão e solicitar aumento do limite (Foto: Divulgação/Nubank)

Contratar empréstimos, solicitar um cartão de crédito ou fazer um financiamento. Serviços típicos das instituições bancárias “tradicionais” começam a migrar no Brasil para novas plataformas on-line, que aproveitam a familiaridade dos usuários com a internet para driblar as necessidades de ir a uma agência física e até mesmo de possuir uma conta-corrente. A tendência ainda é recente no país, mas já tem representantes de peso.

Entre eles está o Nubank, startup que começou a operar por aqui em abril do ano passado e oferece um cartão de crédito MasterCard sem tarifas nem anuidade, além de taxas de juros reduzidas, que vão de 2,75% a 7,75% ao mês no rotativo – bancos como o HSBC, Bradesco e Itaú, por exemplo, oferecem taxas mensais de 15,54%, 15,95% e 18,04%, respectivamente, segundo o último levantamento do Banco Central.

Todo o processo de cadastramento é feito por um aplicativo, onde os clientes ativam as contas, desbloqueiam os cartões e podem ajustar os limites. Até o momento, a empresa já contabiliza mais de 1 milhão de pedidos de cartões e uma fila de espera que chega a 300 mil pessoas.

Segundo o Nubank, a viabilidade do negócio surge justamente do fato da empresa não precisar contar com agências físicas e ter poucos gastos operacionais – além de lucrar eventualmente com o uso do rotativo, a startup recebe dos estabelecimentos um porcentual do valor transacionado pelo cartão.

O potencial do serviço chamou a atenção de investidores internacionais, que já colocaram US$ 97 milhões no Nubank em quatro rodadas de investimento.

Intermediação

Outra empresa brasileira que recebeu ano passado um aporte externo – na faixa de R$ 10 milhões – foi a BankFacil, plataforma digital que faz a intermediação entre bancos e usuários em busca de empréstimos e financiamentos.

O cliente contata a BankFacil pela internet e apresenta sua demanda; o site, então, vasculha várias instituições financeiras para buscar as melhores condições, de acordo com cada ocasião. Segundo a empresa, o cliente consegue economizar até 70% no valor da prestação.

“Até por conta de toda essa crise, os bancos estão restringindo bastante o crédito. O que queremos é ajudar nossos clientes em todo esse processo para conseguir dinheiro ao menor custo possível, de uma forma fácil e rápida”, afirma o fundador e CEO da BankFacil, Sergio Furio.

Desde sua criação, no início de 2012, a plataforma já emprestou mais de R$ 100 milhões a usuários pela internet – todo o processo de pesquisa e análise é gratuito, com a empresa sendo remunerada pela instituição financeira assim que um contrato é fechado.

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