A empresa brasileira de cartões de crédito Nubank anunciou nesta quarta-feira (7) que recebeu o seu quinto aporte financeiro, desta vez no valor de US$ 80 milhões. Com ele, a fintech (termo que define empresas de tecnologia financeira) se consolida como a mais proeminente do Brasil, tendo captado até aqui R$ 600 milhões em investimentos.
O novo aporte é de um fundo chamado DST Global, especializado em companhias de internet, que já apostou em nomes como Alibaba e Facebook. Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, o presidente do Nubank, David Vélez, apontou que o dinheiro será usado para “acelerar o negócio, melhorar o aplicativo ligado ao cartão e contratar mais funcionários para atender aos pedidos”.
Este último ponto, aliás, interessa às mais de 500 mil pessoas na fila para receber o cartão. Seu sucesso se deve sobretudo ao fato de cobrar juros mais baixos do que aqueles praticados por bandeiras tradicionais – enquanto a taxa média de juros na modalidade chega a 15,7% ao mês no país, as taxas do Nubank partem de 2,74% e alcançam no máximo 14% no mesmo período.
Tais valores são possíveis, segundo Vélez, graças a uma combinação de análise mais criteriosa na emissão de cartões, reduzindo as taxas de inadimplência, e gestão digital – o cartão é gerido via aplicativo e toda a comunicação com o cliente é pelo smartphone.