O contato com o credor para negociação pode ser feito diretamente ou por intermédio de órgãos como Serasa, SPC e Procon. Nos pontos de atendimento da Associação Comercial do Paraná, também é possível receber orientações. Além do atendimento presencial e por telefone, é possível fazê-lo pela internet, como no portal do consumidor do Procon ou no serviço Limpa Nome do Serasa, pelo qual é possível consultar se há endividamento com uma das cerca de 80 empresas cadastradas. “É importante que o consumidor saiba para quem deve. Ao contrair o crédito, muitas vezes mal se lê o contrato e as condições”, diz Raphael Salmi, gerente de recuperação de crédito do Serasa.
Outra alternativa são os feirões de negociação, que reúnem os credores e oferecem atendimento ágil sobre o assunto. No último mutirão promovido pelo portal do Procon, no fim de maio, foram atendidos 3,7 mil consumidores, com 80% dos casos solucionados. No segundo semestre, os mutirões costumam ser promovidos perto do fim do ano, quando as pessoas têm uma renda extra em função da temporada de trabalho temporário e do 13.º salário.
“Oferecemos o mutirão, mas é possível renegociar pelo site a qualquer momento. O ideal é colocar a receita, os gastos e as dívidas em um papel e procurar a negociação logo que se veja numa situação de aperto”, recomenda Claudia Francisca Silvano, diretora do Procon-PR.