Quem optou pelo parcelamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deve ficar atento. A terceira e última parcela vence nesta semana, entre os dias 20 e 24 de março, conforme o número da placa de cada veículo.
De acordo com a Secretaria da Fazenda do Paraná, o boleto da terceira parcela foi enviado no início deste mês e o pagamento pode ser realizado em qualquer instituição bancária.
Saiba mais: Como poupar para o filho que ainda nem chegou
Já quem não realizou o pagamento das duas parcelas anteriores precisa emitir uma nova guia com os valores atualizados no site da Secretaria da Fazenda. Neste caso, com o número do Renavam em mãos, o contribuinte pode quitar o débito em qualquer agência dos bancos credenciados: Banco do Brasil, Bancoob, Bradesco, Itaú, Rendimento e Sicredi.
A perda do prazo determinado implica em multa de até 10% do valor do IPVA, além da cobrança de juros. Mas não é só isso. Os veículos com débitos do IPVA não recebem o licenciamento anual emitido pelo Detran/PR e ficam, portanto, impedidos de circular nas vias públicas. Neste caso, quem for pego transitando pode ser multado pelas autoridades de trânsito. A inadimplência também impede a transferência de propriedade do veículo.
O Paraná conta com 4,36 milhões de veículos tributados e 2,48 milhões não tributados, que são os veículos com imunidade, como os de propriedade da União, estados e municípios e táxis.
Finais de placa e prazo de pagamento da 3ª parcela
1 e 2: 20/3 (segunda-feira)
3 e 4: 21/3 (terça-feira)
5 e 6: 22/3 (quarta-feira)
7 e 8: 23/3 (quinta-feira)
9 e 0: 24/3 (sexta-feira)