Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
COntas Inativas

Primeiro dia de saques do FGTS começa tranquilo em Curitiba

As principais dificuldades encontradas pela população até então dizem respeito a problemas de documentação, que devem ser resolvidos pelos próprios trabalhadores. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
As principais dificuldades encontradas pela população até então dizem respeito a problemas de documentação, que devem ser resolvidos pelos próprios trabalhadores. (Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo)

Sem filas longas ou grandes reclamações dos trabalhadores, o primeiro dia de saque do FGTS inativo começou tranquilo em Curitiba. A Caixa Econômica Federal, responsável pelas operações, abriu mais cedo nesta sexta-feira (10), às 8h, para atender os trabalhadores nascidos entre janeiro e fevereiro que possuem saldo inativo para retirada.

Na agência da praça Carlos Gomes, no Centro de Curitiba, a fila para solicitar senha de atendimento andava rápido e a maioria dos contribuintes conseguiu retirar os valores tanto no atendimento direto na boca do caixa quanto no caixa eletrônico. Os próprios trabalhadores se surpreenderam com o movimento não tão alto. “ Eu achei que teria uma fila muito maior, por isso vim logo cedo”, conta a zeladora Terezinha Velloso, de 69 anos, que chegou às 8h na agência da Carlos Gomes.

Problemas com documentação

As principais dificuldades encontradas pela população até então dizem respeito a problemas de documentação, que devem ser resolvidos pelos próprios trabalhadores. É o caso de Terezinha, que foi registrada pelo pai com uma data de nascimento três anos atrasada, e corrigiu o erro na justiça em 2012. “Eu oficializei a mudança de data no RG, no CPF. Mas esqueci de alterar no cadastro do PIS, por isso deu erro na hora do saque do FGTS”, lamenta a zeladora, que irá corrigir a informação ainda hoje e voltar na agência para buscar o dinheiro. Com cerca de mil reais em conta, a trabalhadora pretende usar o valor para quitar dívidas.

Já a agente financeira Daiane Meurer teve problemas com uma das três contas inativas de que esperava sacar. “Ela ainda aparecia como ativa no sistema, mas eu saí do meu emprego em 2015”, explica. Para resolver situações como essa, basta apresentar o termo de rescisão da empresa ou a carteira de trabalho com a baixa do desligamento em qualquer agência da Caixa. O atendente da Caixa corrigirá o problema na hora, mas o trabalhador não poderá efetuar o saque no mesmo dia. O atendente terá de informar a partir de quando isso poderá ser feito.

Depósito automático

Para as pessoas que possuem conta poupança na Caixa, os valores de FGTS inativos serão depositados automaticamente. O zelador Jorge Wolff , porém, chegou cedo à agência da Carlos Gomes e não encontrou o valor em sua poupança. “ Eu fiquei um pouco preocupado pelo dinheiro não estar lá. Preciso dele para reformar minha casa, mas vou voltar mais tarde para ver se entrou”, conta Wolff.

Sobre esse problema, a Caixa explica que a operação de crédito automático tem tempo de processamento variado, e poderá acontecerá ao longo de todo o dia. Por isso, não é preciso se preocupar caso dinheiro não esteja na conta ainda. Uma maneira de verificar se o valor já está encaminhado para entrar em conta é por meio da consulta “lançamentos futuros”, que pode ser feita tanto pelo site do banco quanto em caixas eletrônicos.

Colaborou: Cecília Tümler

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.