A Petrobras espera que os contratos financiados pelo Programa Progredir atinjam o volume de R$ 1 bilhão até o fim de 2011. Lançado em junho deste ano, o plano que visa facilitar as condições de crédito para toda a cadeia de fornecedores da companhia já acumula R$ 603 milhões em operações de 114 empresas, 12 delas da Região Sul.
"Já há uma atividade dos empresários por aqui e isso sem nenhuma divulgação específica na região. Sabemos que a capacidade empresarial e produtiva do Sul é grande, indicando que este número pode aumentar", diz Almir Barbassa, diretor financeiro e de relações com investidores da Petrobras. Ele esteve em Curitiba na manhã de ontem, quando apresentou o projeto para empresários locais.
De acordo com Barbassa, a companhia possui 14 mil fornecedores diretos em todo o país, o que leva a mais de 200 mil "fornecedores de fornecedores" somente nos quatro primeiros graus da cadeia são estas empresas que podem ser incluídas no Progredir. O principal benefício oferecido pelo plano é uma diminuição de 20% a 40% no custo dos financiamentos.
Certificação
Sem contar com subsídios de nenhuma das partes, as melhores condições de crédito são possibilitadas por fatores que partem dos três envolvidos no negócio: a Petrobras, os bancos e os fornecedores. Pelo lado da Petrobras, é oferecida uma nota de desempenho aos fornecedores, o que acaba servindo como indicador do trabalho e das garantias da empresa para as instituições financeiras.
Por sua vez, o projeto proporciona aos bancos uma segurança ao conceder crédito para empresas que apresentam contratos sólidos com a Petrobras, podendo assim oferecer juros mais baixos nestes financiamentos. "Além dos juros menores, também é possível alongar os prazos destes financiamentos. E a nossa expectativa segue a da Petrobras, de continuar aumentando os negócios mês a mês e ter uma carteira de clientes relevante ainda este ano", afirma Clóvis Ikeda, diretor responsável pelo Progredir no Santander. O banco já conta com uma equipe de 13 pessoas voltadas ao projeto.
Já para os fornecedores, a possibilidade de contratar um bom financiamento desperta certa competitividade entre os bancos, que recebem os pedidos e enviam propostas fechadas para as empresas avaliarem e escolherem as melhores condições de negócio.
Serviço:
Para inscrição no programa, os fornecedores devem preencher uma planilha disponível no site do Progredir (http://www.progredir.petronect.com.br) e cadastrá-la também na página do projeto.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast