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Fintech lança cartão de crédito digital, sem anuidade e com cashback

O cartão digital da Beblüe não tem bandeira. | Reprodução/
O cartão digital da Beblüe não tem bandeira. (Foto: Reprodução/)

O mercado de cartões de crédito agora ganhou mais uma opção sem anuidade e 100% digital, como já oferecem Nubank, Digio, Banco Original e outras fintechs. A novidade é da Beblüe, que anunciou o lançamento do cartão nesta terça-feira (28) e diz já ter mais de um milhão de usuários em fila de espera.

Ainda que seu produto tenha a mesma proposta das concorrentes, ele tem alguns diferenciais – por exemplo e principalmente, o fato de não ter bandeira Mastercard, Visa ou outra e nem uma versão física.

Os clientes que forem usar o cartão para pagar suas compras físicas deverão informar no caixa seu CPF e digitar a senha do cartão para que ela seja aprovada.

Futuramente, a fintech pretende acrescentar ao cartão a possibilidade de pagamento NFC, excluindo a necessidade de informar o número do documento; aqui, ele precisará somente aproximar o celular do dispositivo de pagamento.

Segundo Daniel Gava, cofundador da Beblüe, foram realizados testes antes do lançamento do cartão com duas formas de validação da compra: por QR Code, usando o celular, e pelo CPF e senha. “O segundo foi o que mais deu resultado e optamos por ele também por não depender de conectividade do celular à internet ou bateria”, disse. 

Por enquanto, o cartão tem uso “limitado”: ele funciona somente em 15 mil estabelecimentos credenciados, espalhados por 200 municípios de 10 estados brasileiros. Antes de lançar o cartão de crédito, a Beblüe trabalhava somente com o cashback em tais estabelecimentos credenciados, o que explica o número limitado de estabelecimentos que aceitam o cartão digital – em expansão, segundo a fintech.

A operação do cartão ainda está na primeira fase e somente 20 mil usuários foram selecionados para testar o cartão digital. Esse número deve ficar maior nas próximas semanas.

Como funciona o cartão da Beblüe

Todo o controle do cartão e da conta de cashback é feito pelo aplicativo, tal como o Nubank – isso inclui aumento ou diminuição de limite do cartão, histórico de compras, saldo do cashback, consulta e indicação de estabelecimentos parceiros, bloqueios, entre outras funções.

Assim como os demais cartões, o cliente pode parcelar a fatura e também optar pelo pagamento mínimo, mediante o pagamento de juros. As faturas pagas após o vencimento sofrerão juros de 7,99% a 16,90% ao mês.
O usuário da Beblüe que tiver o cartão de crédito continuará podendo acumular cashback usando cartões de crédito ou débito de outras bandeiras, mas os que usarem seu cartão em compras terão uma vantagem: obter até o dobro de cashback e poder transforma-lo em milhas. Logo que a compra é finalizada, o saldo disponível já aparece no aplicativo.

Segundo Gava, cada 1 real acumulado de cashback poderá ser trocado por 20 pontos Multiplus através da plataforma da fintech. “Inicialmente estamos em parceria somente com a Multiplus, mas ainda trabalharemos com outras empresas de fidelidade”, disse.

Futuramente, também será possível escolher entre pontuar milhas ou cashback com o uso do cartão.
Todo o cadastro e solicitação do limite de crédito é feito através do aplicativo da Beblüe, disponível para iOS e Android. Basta informar o CPF, o limite de crédito desejado – de até R$ 10 mil, a variar – e aguardar a resposta da instituição financeira.

Segundo a fintech, os que já são usuários do serviço de cashback têm mais chances de ter maior limite de crédito aprovado, já que o histórico de consumo é um dos fatores considerados na análise de perfil. Instituições financeiras parceiras da fintech também trabalharão no processo de análise de perfil.

Os estabelecimentos que desejarem se credenciar à Beblüe devem inscrever-se para tal através do site da fintech. São cobradas taxas que variam de 1,99% a 5% dos comerciantes, a depender do segmento do negócio.

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