A Grécia provavelmente vai declarar default sobre sua dívida nos próximos meses, afirmou Edward Parker, diretor-gerente da agência de classificação de risco Fitch. "O ônus da dívida da Grécia é muito alto, portanto o país provavelmente vai declarar default", disse Parker em entrevista após uma conferência da Fitch em Estocolmo, Suécia. "Nós afirmamos desde junho do ano passado que o envolvimento do setor privado é um default", acrescentou Parker.
O executivo destacou que a relação entre a dívida e o Produto Interno Bruto (PIB) da Grécia é de cerca de 160% e está subindo, que a economia do país está fraca e o déficit orçamentário está alto, e que a Grécia é dependente de financiamento da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI). "Portanto o ônus da dívida não parece sustentável", comentou.
Parker observou que um default da Grécia não deverá ser uma surpresa para ninguém, portanto, desde que isso aconteça de maneira ordenada e não de forma caótica, o impacto mais amplo deverá ser limitado. As informações são da Dow Jones.
Apostas em impeachment de Lula já ou vitória nas urnas em 2026 dividem direita
Nova pesquisa aponta que Bolsonaro venceria Lula nas eleições de 2026; assista ao Sem Rodeios
Tarcísio empata com Lula em eventual 2º turno à presidência em 2026; governador nega candidatura
Congresso se movimenta para mexer nas regras eleitorais, de olho em 2026
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast