A Grécia provavelmente vai declarar default sobre sua dívida nos próximos meses, afirmou Edward Parker, diretor-gerente da agência de classificação de risco Fitch. "O ônus da dívida da Grécia é muito alto, portanto o país provavelmente vai declarar default", disse Parker em entrevista após uma conferência da Fitch em Estocolmo, Suécia. "Nós afirmamos desde junho do ano passado que o envolvimento do setor privado é um default", acrescentou Parker.
O executivo destacou que a relação entre a dívida e o Produto Interno Bruto (PIB) da Grécia é de cerca de 160% e está subindo, que a economia do país está fraca e o déficit orçamentário está alto, e que a Grécia é dependente de financiamento da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI). "Portanto o ônus da dívida não parece sustentável", comentou.
Parker observou que um default da Grécia não deverá ser uma surpresa para ninguém, portanto, desde que isso aconteça de maneira ordenada e não de forma caótica, o impacto mais amplo deverá ser limitado. As informações são da Dow Jones.
Tombo na popularidade coloca Lula em risco e governo tenta reagir com mais populismo
Congresso se movimenta para mexer nas regras eleitorais, de olho em 2026
Bolsonaro passa Lula e Michelle desponta em nova pesquisa para 2026
Departamento de Musk revela recurso do Tesouro que dificulta rastreio de trilhões do orçamento
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast