Novo relatório divulgado nesta segunda-feira (6) pela agência de classificação de risco Fitch Ratings aponta que as notas de risco dos bancos brasileiros permanecem, até o momento, inalteradas. A agência, no entanto, faz a ressalva de que “acredita que a lucratividade do setor diminuirá em 2015”, conforme o relatório que traz logo em seu enunciado a afirmação: “estável até o momento, mas tempos difíceis estão a caminho”.

CARREGANDO :)

O documento é trimestral e se refere a análise dos últimos três meses do ano passado.

A instituição avalia que o desempenho da maioria dos bancos brasileiros foi “relativamente bom” e que ainda considera que há indicadores adequados.

Publicidade

“Entretanto, a Fitch acredita que a lucratividade do setor diminuirá em 2015, como resultado do aumento das despesas de provisionamento decorrente do fraco ambiente operacional”, informa a agência que também diz acreditar que “a queda será administrável”.

No mês passado, a Fitch Ratings enviou representantes ao país para conversar com autoridades brasileiras com o objetivo de debater sobre a situação econômica local.

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, os recebeu e apresentou as medidas fiscais que estão sendo adotadas.

A comitiva da Fitch esteve nesta quarta também com o secretário do Tesouro Nacional, Marcelo Saintive, e com o secretário de Política Econômica da Fazenda, Afonso Arinos Neto.

Publicidade

A Fitch foi a segunda agência de classificação de risco a visitar a equipe econômica de Dilma em março. Uma missão da Standard and Poor´s passou uma semana no país para avaliar o cenário econômico brasileiro e a capacidade do governo de honrar suas dívidas.