A agência de classificação de riscos Fitch revisou a perspectiva dos principais bancos japoneses para "negativa", como consequência da redução da nota do Japão como emissor de dívida a longo prazo (DR).
A revisão afetou diferentes instituições bancárias dos três principais grupos financeiros do país: Mitsubishi UFJ Financial Group, Mizuho Financial Group e Sumitomo Mitsui Financial Group.
A Fitch manteve a classificação de todas as instituições como emissores a longo prazo em "A", mas revisou sua perspectiva e a situou em "Rating Watch Negative" ("Perspectiva de Qualificação Negativa").
Segundo a entidade, a revisão reflete "a menor flexibilidade do governo para proporcionar ajuda financeira aos bancos em caso de necessidade".
"A solidez financeira do governo foi se debilitando devido a uma crescente pressão fiscal que responde aos custos crescentes da seguridade social", explica em comunicado a Fitch.
Na terça-feira (23), a agência rebaixou a classificação de emissor a longo prazo (IDR) do Japão em divisa internacional e nacional ao nível "A", de "AA" e "AA-", respectivamente, com perspectiva "negativa".
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast