Escolher o presente pode ser difícil, mas os namorados não podem reclamar de falta de opções. Se antes eram mais comuns flores e bombons, hoje desde supermercados até salões de beleza estão cheios de idéias para todos os bolsos.
Nas lojas Extra, a aposta é no perfil tecnológico dos jovens para escoar o estoque de porta-retratos digitais, com tela de alta resolução, a R$ 449. Com essa e outras novidades, que vão desde o arranjo de flores por R$ 2,99, a rede Pão de Açúcar espera aumentar as vendas em 30%. O Big tem kit de caneca e lata estampada com flores, a R$ 11,98. Os supermercados também têm CDs abaixo de R$ 10.
A Livrarias Curitiba selecionou títulos que interessam ao casal e, com eles, pretende aumentar as vendas em 10%. O Pão de Açúcar pretende vender 35% mais livros e DVDs em relação a 2006.
A gerente da Papelaria Santa Cruz, Marlene Nubesniak, espera vender 20% mais cartões que nos outros meses. Com o grande número de opções, a adolescente Cássia Dias ficou em dúvida na sexta-feira. "Quero um que diga a coisa certa."
Quem vai investir alto no presente tem outras opções além das jóias. Na boutique Rayon, os casacos de pele custam a partir de R$ 200. Já as pelúcias entram na lista de compras dos adolescentes. Na PB Kids Brinquedos as vendas explodem, representando mais de 10% do faturamento do mês.
Para fugir do tradicional, há pacotes em salões de beleza. No Lady&Lord, eles saem a partir de R$ 55. (HC)