O Fundo Monetário Internacional (FMI) negou, nesta terça-feira (13), que negocie um segundo crédito para socorrer a Grécia, pouco depois de o ministro das Finanças grego dizer que há discussões em andamento sobre um novo financiamento.

CARREGANDO :)

O chefe da missão do FMI na Grécia, Poul Thomsen, disse em teleconferência, de Atenas, que as negociações iniciadas na segunda-feira não têm o propósito de discutir um novo empréstimo.

"A missão não é para discutir um novo programa (de crédito). Não há solicitação de um novo programa", afirmou Thomsen.

Publicidade

Na segunda-feira, o ministro das Finanças grego, Evangelos Venizelos, disse que queria estabelecer as bases de um compromisso da "troika" (FMI, Banco Central Europeu e Comissão Europeia) sobre o novo plano de financiamento de 89 bilhões de euros antes do final de janeiro.

Venizelos acrescentou que as negociações formais começariam depois das festas de fim de ano. Mas, segundo o representante do FMI, o organismo segue trabalhando dentro do empréstimo de 30 bilhões de euros, seguindo o acordo com o país europeu de maio de 2010.

"Temos um programa vigente e planejamos continuar apoiando a Grécia. Não pedi nenhum novo programa", acrescentou Thomsen.

Veja também
  • Escassez de crédito na Europa preocupa agronegócio brasileiro
  • Preocupado com economia global, Fed mantém juros na mínima histórica