As empresas devem trabalhar cada vez mais focadas nos nichos de mercado, inclusive quando forem lançar novos produtos. Na visão dos especialistas que participaram do Festival de Criatividade, ontem, evento que faz parte do Fórum de Marketing e Negócios do Paraná, as ações das companhias precisam ser uma resposta ao comportamento dos consumidores.
"Quando o assunto é consumidor, fica complicado fazer planejamento a longo prazo. As empresas precisam estar preparadas para se reinventar o tempo inteiro e trabalhar com os nichos específicos", afirma o publicitário Maurício Medeiros, diretor do escritório de design Weshape. "As maiores marcas do mundo fazem isso. A Coca-Cola, por exemplo, lança novos sabores e diferentes formas de garrafa", destaca.
O diretor de marketing da Nike Brasil, Tiago Pinto, que participou do painel final do Festival, compartilha da mesma opinião. No caso da marca esportiva, a meta é oferecer soluções produtos e serviços que possam atender à necessidade do público conforme a atividade esportiva praticada. "Os nichos são os grandes incentivadores no lançamento dos produtos. No caso da Nike, nós não ficamos olhando de fora, mas vivemos o segmento. Afinal, quanto mais informações tivermos do praticante de cada esporte, melhor poderemos atendê-los", reforça Pinto.
Rapidez
Outro segredo para conquistar mercado, segundo o publicitário Hugo Rodrigues, vice presidente de criação da Publicis Brasil, é a velocidade na execução dos projetos. Para ele, muitas empresas perdem oportunidades por conta da gestão hierárquica. "Se a empresa for veloz no lançamento do produto tem mais chance de conseguir bons resultados de vendas. Claro que envolve mais risco. Mas, se você pegar os cases de sucesso da atualidade, todos são assim", afirma. Segundo ele, é preferível errar rápido do que acertar devagar. "O que foi feito hoje não vai servir amanhã. Tem um ditado que se aplica muito bem ao mercado atual; erre rápido, aprenda rápido e arrume rápido".
Tendências
O diretor de criação da agência OpusMultipla, Renato Cavalher, usou cases premiados no Festival Internacional de Cannes, nas categorias Titanium e Comunicação Integrada, para falar sobre as tendências da publicidade. A principal delas, diz o publicitário, é o fim das barreiras entre as várias disciplinas ligadas à propaganda e à comunicação. "Não há mais uma fronteira entre promoção, marketing direto ou campanha em ponto-de-venda. O que deve provocar uma mudança também no perfil dos profissionais."
O Festival de Criatividade foi organizado pelo Clube de Criação do Paraná (CCPR) e contou com 900 participantes.
Paranaenses
A programação de hoje do Fórum inclui a apresentação de cases de quatro importantes empresas paranaenses O Boticário, Cocamar, Positivo Informática e Condor , a ser feita pelos próprios presidentes. Na sequencia, o norte-americano Michael Porter, considerado a maior autoridade mundial na área de estratégia competitiva, fará a análise dos cases e a palestra "A nova era da estratégia", por videoconferência.
Serviço:
O Fórum de Marketing e Negócios do Paraná ocorre na Universidade Positivo, das 8h30 às 18h30. Mais informações pelo telefone (41) 3373-3330 ou no site www.forumdemarketing.com.br. As inscrições podem ser feitas na hora.