A Vivo não está preocupada com o market share no Paraná, estado em que a TIM é líder absoluta, com mais de 50% dos clientes. É o que diz o diretor-geral da Telefônica Vivo para o Paraná e Santa Catarina, Jackson Rodrigues (foto). Há 10 meses no cargo, o executivo afirma que a meta da empresa no estado difere da nacional. Aqui, o objetivo é ser vista como a melhor opção de internet móvel. Dentro dessa meta, a Vivo deve lançar de agosto a outubro deste ano a cobertura da rede 4G em cinco cidades do estado: Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, Maringá e São José dos Pinhais. Rodrigues conversou com o jornalista Breno Baldrati. Veja trecho da entrevista:
Quando chega o 4G da Vivo ao Paraná?
A gente trabalha para que entre os meses de agosto e outubro já tenhamos instalado a cobertura 4G em Curitiba, São José dos Pinhais, Cascavel, Maringá e Foz do Iguaçu. As cinco cidades são sede ou subsedes da Copa do Mundo. Em âmbito nacional, teremos Rio e São Paulo com 4G antes do Dia das Mães.
No Paraná, a TIM é líder absoluta em market share, com quase 50%. Qual é a estratégia da Vivo aqui?
Nós não tomamos market share como o único indicador. Nós medimos o ambiente por vários indicadores: a qualidade do serviço prestado, acessos à rede de internet, acesso de pós-pago, a quantidade de receita gerada. A nossa estratégia no Paraná está voltada para um segmento de internet, seja no pré ou pós pago. E a partir dessa experiência a possibilidade de conexão de voz e outros serviços. A experiência de internet não depende de agenda, depende de qualidade, disponibilidade, preço justo, rede, acesso. Isso a gente garante. É olhando por esse aspecto que nós definimos nossos objetivos. A gente entende que o segmento de internet é o que mais cresce e mais crescerá dentro da área de telecom. Ser a melhor experiência de internet, esse é o nosso posicionamento no Paraná. O mercado de voz ainda cresce, mas o mercado de dados cresce mais.
A empresa tem algum lançamento previsto para este ano?
Dentre muito em breve teremos algumas alterações, alguns novos produtos de voz e dados no Paraná que diferem do que temos no resto do Brasil. Acredito que em maio essas alterações comecem a chegar aos nossos clientes, mas ainda não podemos detalhar o que é.
O serviço de internet banda larga da Vivo, o Fiber, que hoje funciona só São Paulo, tem chance de vir ao Paraná?
Estamos construindo uma rede de fibra óptica pelo Brasil todo, mas por ora não temos nenhuma informação se esse serviço vai se expandir para outras cidades ou quando.
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E as antenas, ministro?
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, fala amanhã em Curitiba sobre o atual status das licenças para instalação de antenas para a tecnologia 4 G. Ele participa, às 10h, do Encontro sobre Infraestrutura para Telecomunicações na sede da Fiep, em Curitiba. O debate sobre a Lei das Antenas terá a presença também de Eduardo Levy, diretor executivo da Federação Brasileira de Telecomunicações (Febratel).
Antes do encontro, às 9h30, o ministro concede entrevista coletiva para falar sobre a infraestrutura das telecomunicações no país e no Paraná, principalmente nas cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo.
Dois minis
Para promover a chegada do Galaxy S III Mini, novo celular da Samsung à venda no país, a TIM está lançando uma promoção que vai sortear 10 carros Mini One da marca Mini, controlada pela BMW entre todos que comprarem o novo aparelho e se cadastrarem no site da promoção (http://www.esseminiemeu.com.br) até 10 de abril. Um dos carros ficará em exposição no Espaço TIM, na Rua Vicente Machado, 520, em Curitiba.
O Galaxy S III Mini é uma versão compacta do seu famoso irmão maior, o Galaxy S III, mas que compete entre os celulares da faixa intermediária, e não entre os top de linha. Com tela de 4 polegadas, o aparelho vem em versões de 8 GB e 16 GB de armazenamento interno. A câmera traseira tem 5 megapixels e grava vídeos em 720p. O celular é vendido por R$ 1.199 à vista na TIM.
Gargalhômetro
A bucólica cidade goiana de Pirenópolis amanheceu dia desses com uma enorme caixa colorida no meio da rua, convidando as pessoas a acumularem gargalhadas num "Gargalhômetro" para "compartilhar felicidade". Os moradores venceram a surpresa e a timidez, gargalharam nos microfones e receberam presentes da Kibon, patrocinadora da ideia. De dentro da caixa, saíram palhaços, animadores, músicos e carrinhos de sorvete, que transformaram a ruazinha em palco da Rua da Felicidade.
Foi mais uma iniciativa da nova campanha de marketing da empresa, que no começo do ano envolveu os consumidores numa corrente da felicidade, em que um pagava um sorvete para outro anônimo.
Seguros
A quarta filial brasileira da AIG Brasil (subsidiária da American International Group) está se instalando em Curitiba, para atender ao mercado de seguros da Região Sul, sob o comando de Wilson Bessa. O executivo acumula 25 anos de experiência na área e vê espaço nos estados do Sul para uma empresa inovadora. O novo escritório vai se dedicar especialmente à venda de apólices para as áreas de transporte e operação portuária, seguro pessoal e responsabilidade civil, entre outros.