Os analistas do mercado financeiro revisaram para baixo, pela quinta semana consecutiva, a expectativa de inflação para o ano de 2023 de acordo com dados do Relatório Focus publicados nesta segunda (19). A previsão é de que o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) encerre o ano em 5,12%, uma queda de 0,30 ponto percentual na comparação com a semana passada e de 0,68 com o previsto há um mês (veja na íntegra).
No mesmo relatório, seguindo a tendência das últimas semanas, os analistas ouvidos pelo Banco Central projetam um crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em 2,14% ao fim de 2023, 0,30 ponto percentual na comparação com a semana passada. Há um mês, a expectativa era de apenas 1,20%.
O mercado financeiro também já prevê uma nova redução na taxa básica de juros Selic até o fim de 2023, encerrando o ano a 12,25%. Atualmente é de 13,75% e será discutida nesta semana durante a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). A expectativa é de que a taxa seja mantida neste patamar, mas já com viés de queda a partir da próxima sessão, em agosto.
Além da queda da Selic, o mercado também já prevê uma leve diminuição de R$ 0,10 na média do câmbio do dólar ao fim de 2023, com a moeda norte-americana cotada a R$ 5.
Cerimônia de memória do 8/1 se transforma em ato político com gritos de “sem anistia”
Super live de oito horas contesta narrativa do governo sobre o 8 de janeiro
Conanda publica resolução de aborto em meninas de 14 anos, sem aval dos pais, até 9 meses
Sindicato diz que crise no IBGE ocorre por “decisões arbitrárias da presidência”
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast