A Receita Federal começa a receber hoje as declarações dos contribuintes que devem prestar contas com o leão. No total, 26 milhões de declarações são esperadas pela Receita, sendo 1,64 milhão só no Paraná. Para fazer a declaração, o contribuinte precisa ter em mãos documentos que comprovem seus rendimentos e sua movimentação bancária.
Bancos e empresas tinham até ontem para entregar os informes necessários à declaração. Caso o contribuinte não tenha recebido o informe da empresa, deve buscar o departamento de recursos humanos. Se a empresa não entregar o informe, ele deve comunicar a unidade de atendimento da Receita Federal e solicitar as medidas legais cabíveis.
No caso de informes bancários, o contribuinte pode acessá-los diretamente nos caixas eletrônicos, nas bocas de caixas ou pela internet. Já aposentados que não receberam o documento poderão pedir seu envio pela Central 135 ou pelo site da Previdência (www.mpas.gov.br). Se a empresa, banco ou qualquer fonte pagadora deixar de fornecer aos beneficiários, dentro do prazo, fica sujeita ao pagamento de multa equivalente a R$ 41,43 por documento.
Especial IR
O primeiro caderno Imposto de Renda 2013, encartado na edição de hoje da Gazeta do Povo, traz dicas para ajudar quem quer fazer a declaração por conta própria, com um passo a passo com as novidades deste ano, os principais problemas que fazem os paranaenses caírem na malha fina, bem como os eventos que acontecem em todo o estado para que o contribuinte tenha ajuda especializada para fazer sua declaração.
Até 30 de abril, o leitor que tiver dúvidas quanto ao preenchimento de sua declaração tem duas maneiras para buscar soluções. Semanalmente, a Gazeta do Povo vai promover bate-papos on-line com especialistas em Imposto de Renda, possibilitando ao leitor o esclarecimento de dúvidas em tempo real. Além disso, o caderno de Economia vai trazer a coluna Tira-Dúvidas, espaço em que o leitor pode enviar sua pergunta para ser respondida pelo advogado tributarista José Alexandre Saraiva e pelo consultor contábil João Trela.