O comércio varejista teve um ótimo semestre. As vendas aumentaram 8,31% em comparação com os primeiros seis meses de 2006, e a causa do sucesso está no campo. Dados da Federação do Comércio do Paraná comprovam que o desempenho melhora quanto mais força o agronegócio tem na região. Em Curitiba e região metropolitana, as vendas cresceram 4,76%. Na região Oeste, que abrange municípios agrícolas como Cascavel, Toledo e Marechal Cândido Rondon, a expansão foi de 15,85%.
Sorvete
A multinacional americana General Mills, dona do sorvete Häagen Dazs, pretende investir pesado em patrocínio de eventos em Curitiba. O diretor de marketing da empresa no Brasil, Marcos Scaldelai, não revela números, mas diz que a Região Sul do país tem grande importância nos planos de expansão da marca. Desde 2005, com nova estratégia de marketing, as vendas do sorvete aumentaram cerca de 450% em todo o país.
Geladeira
A Coca-Cola deve se comprometer oficialmente a manter suas operações separadas da Leão Júnior, empresa centenária paranaense adquirida pela multinacional em março deste ano. O Acordo de Preservação de Reversibilidade da Operação (Apro) deve ser assinado quarta-feira, em sessão ordinária do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O Apro pemite o "congelamento" da aquisição até que o Cade julgue definitivamente a compra da Leão pela Coca, o que não tem prazo para ocorrer.
Loja pequena, muitos produtos
O Paraná deve receber no ano que vem um novo conceito de loja da fabricante de confecções Marisol, a chamada "one store" (uma loja). Segundo o diretor de marketing Giuliano Donini, a idéia é ter pequenos estabelecimentos com grande variedade de produtos, o que permite espalhá-los pela cidade para aumentar a presença da marca. Em São Paulo, há 30 lojas desse tipo.
Novos modelos
A Volkswagen do Brasil, que tem fábrica em São José dos Pinhais, tem planos de ocupar todos os nichos de mercado onde ainda não está presente. Marcelo Olival, que gerencia a propaganda e o marketing da empresa, diz que o futuro próximo inclui modelos de picapes e sedãs compactos. Hoje a Volks oferece 16 modelos de automóveis.
Satisfação
Uma pesquisa com os clientes da operadora de planos de saúde empresariais Paraná Clínicas fez a alegria da empresa. O Instituto Bonilha apurou um índice de satisfação de 97%. Além disso, 98% dos entrevistados acreditam que a empresa tem valores como credibilidade e confiança, enquanto 61% apontam melhorias nos serviços, nos últimos dois anos. Foram ouvidos 810 clientes dos 83 mil que a Paraná Clínicas atende em Curitiba e região metropolitana.
Bem na porta da igreja
O hotel Bourbon Batel Express obteve o melhor desempenho em ocupação desde sua inauguração, em 2002. Em julho, a média foi de 87%. O bom resultado veio pelo aumento da demanda de clientes que viajam a negócios e pela estratégia de fechar grupos de casamentos e formaturas realizadas na Igreja de Santa Terezinha, localizada a uma quadra do hotel.
Ótimas perspectivas
Em maio, o Bourbon Batel Express comemorou cinco anos projetando taxa de ocupação de 75% para o ano e um acréscimo no valor médio da diária na ordem de 20%, por causa de novos serviços e promoções oferecidos
Brinquedo chinês
Com o recall de brinquedos feito pela Mattel na semana passada, a reputação dos artigos "made in China" sofreu novo abalo. Mas isso não deve ser suficiente para tirar a liderança do país na exportação de brinquedos. No ano passado, o Brasil importou US$ 151,2 milhões de artigos chineses, o que representa 75% do total de brinquedos adquiridos do exterior.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast