O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, autorizou nesta sexta-feira (5) o envio de tropas da Força Nacional de Segurança Pública para atuar na região das usinas de Jirau II e Santo Antônio, em Rondônia. O pedido de reforço na segurança dessas áreas foi feito pelo governador do Estado, Confúcio Aires Moura, conforme consta de portaria publicada no Diário Oficial da União.

CARREGANDO :)

As tropas vão atuar na região pelo prazo de 180 dias, para "garantir a incolumidade das pessoas, do patrimônio e a manutenção da ordem pública nos locais em que se desenvolvem as obras de infraestrutura das Usinas de Jirau II e Santo Antônio", justifica o texto da portaria. Se necessário, esse prazo poderá ser prorrogado.

No mês passado, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, também pediu o apoio da Força Nacional para reforçar a segurança na região onde está sendo construída a usina hidrelétrica Belo Monte, em Altamira (Pará). O pedido de Lobão, aceito pelo Ministério da Justiça, foi para evitar a paralisação das obras da usina, que tem sido recorrentemente alvo de manifestações e protestos de movimentos sociais, indígenas e moradores locais. No Pará, a Força Nacional foi autorizada a trabalhar por 90 dias.

Publicidade
Veja também
  • Ministério Público Federal pede paralisação de Belo Monte