O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, autorizou nesta sexta-feira (5) o envio de tropas da Força Nacional de Segurança Pública para atuar na região das usinas de Jirau II e Santo Antônio, em Rondônia. O pedido de reforço na segurança dessas áreas foi feito pelo governador do Estado, Confúcio Aires Moura, conforme consta de portaria publicada no Diário Oficial da União.
As tropas vão atuar na região pelo prazo de 180 dias, para "garantir a incolumidade das pessoas, do patrimônio e a manutenção da ordem pública nos locais em que se desenvolvem as obras de infraestrutura das Usinas de Jirau II e Santo Antônio", justifica o texto da portaria. Se necessário, esse prazo poderá ser prorrogado.
No mês passado, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, também pediu o apoio da Força Nacional para reforçar a segurança na região onde está sendo construída a usina hidrelétrica Belo Monte, em Altamira (Pará). O pedido de Lobão, aceito pelo Ministério da Justiça, foi para evitar a paralisação das obras da usina, que tem sido recorrentemente alvo de manifestações e protestos de movimentos sociais, indígenas e moradores locais. No Pará, a Força Nacional foi autorizada a trabalhar por 90 dias.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast