Enquanto a redução da contratação de servidores prevista pelo ajuste fiscal adiou a abertura de concursos federais para órgãos como INSS e Receita Federal, as forças armadas oferecem mais de 200 vagas para os concurseiros que pretendem seguir carreira militar. A Aeronáutica lidera a lista com 217 vagas de nível técnico e superior. Já a Marinha lança nesta segunda-feira (13) edital para músicos de nível médio.
Com seis concursos abertos, a Aeronáutica busca profissionais com curso superior, como dentistas, engenheiros, farmacêuticos, jornalistas e outros, e profissionais de nível médio e técnico em diferentes áreas. As inscrições vão até o dia 21 de abril para médio e técnico e até 5 de maio para nível superior. Os interessados podem garantir sua participação no site do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica.
Nível técnico
A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) tem dois editais para duas turmas de estágio de adaptação à graduação de sargento, com 82 vagas para técnicos em administração (35), eletricidade (25), pavimentação (4), topografia (4) e obras (7) e 60 vagas para técnicos em eletrônica (30), enfermagem (15) e informática (15).
A seleção será realizada em 13 capitais, incluindo Curitiba, e inclui exames de português e conhecimentos gerais, inspeção de saúde, aptidão psicológica, condicionamento físico e prova prática da especialidade. Os candidatos devem ser brasileiros de 17 a 24 anos com ensino médio completo e curso técnico na especialidade escolhida.
O estágio é ministrado sob regime de internato militar, em Guaratinguetá, no interior de São Paulo, e tem duração de 21 semanas. As inscrições podem ser feitas pelo site da Escola de Especialidades da Aeronáutica.
Nível Superior
O estágio de adaptação de oficiais de apoio tem 17 vagas para profissionais de Administração, Análise de Sistemas, Enfermagem, Jornalismo, Pedagogia, Psicologia, Serviços Jurídicos, Serviço Social, Fisioterapia e Biblioteconomia.
Há ainda 40 vagas para engenheiros, cinco para farmacêuticos e 13 para dentistas de diferentes especialidades. No Paraná, são sete vagas para a área de engenharia elétrica, na capital. As provas escritas ocorrem no dia 14 de junho em Curitiba e outras 12 cidades brasileiras.
Marinha
Nesta segunda-feira (13), a Marinha do Brasil abre as inscrições para 42 vagas no curso de formação de sargentos músicos de 2016, que acontece no Rio de Janeiro. O concurso terá prova escrita, que acontece no dia 20 de junho, prova prática de música, além das outras avaliações comuns aos concursos militares. O curso inclui vagas para diferentes instrumentos musicais de sopro, como flauta, saxofone e trombone, além de percussão. As inscrições vão até o dia 14 de maio pelo site e têm taxa de R$ 44.