Buscando tirar proveito do crescente apetite chinês por automóveis esportivos robustos, a Ford Motor irá quadruplicar sua oferta no segmento ao longo do próximo ano.

CARREGANDO :)

A montadora norte-americana, que chegou tardiamente ao maior mercado automotivo do mundo, irá acrescentar o Kuga, a versão chinesa do Escape, pequenos utilitários esportivos (SUVs) EcoSport e o Explorer a seu modesto catálogo chinês, disse Joe Hinrichs, chefe da Ford Ásia, neste domingo (22).

Atualmente a Ford só vende o Edge na China, subestimando uma categoria que oferece maiores margens de lucro para os fabricantes de veículos.

Publicidade

"A próxima fase do crescimento de nosso catálogo de produtos será os três SUVs, e é muito importante para a China por causa do crescimento que estamos vendo na segmentação de SUVs", disse ele à Reuters antes da feira automotiva de Pequim. Ele se recusou a precisar quando cada um dos SUVs serão colocados à venda na China.

A Ford, que fabrica Fiesta, Focus, Mondeo e outros modelos na China em uma parceria tríplice com a Chongqing Changan Automobile e a japonesa Mazda Motor, se une a um número crescente de montadoras que oferecem SUVs para satisfazer a procura cada vez maior por esses veículos. A ofensiva é parte do plano da Ford de lançar 15 novos veículos na China até 2015.

Os consumidores chineses compraram 2,1 milhões de SUVs no ano passado, um aumento de 25% que representa quase 12% da venda total de veículos leves, de acordo com J.D. Power and LMC Automotive. Este total é cerca de metade das 4,1 milhões de SUVs vendidas nos Estados Unidos, onde tais veículos perfazem quase um terço do mercado.

Compradores e autoridades da indústria disseram que o desejo dos condutores de se sentir acima do congestionado trânsito chinês em um veículo off-road caro é um forte atrativo em uma sociedade preocupada com o status, especialmente os jovens.

Analistas também afirmam que o aumento nas vendas de SUVs indica que o mercado chinês está amadurecendo.

Publicidade