
As concessionárias Ford de Curitiba estão fazendo normalmente o recall dos modelos EcoSport e Fiesta Rocam (hatch e sedan), anunciado pela fabricante na sexta-feira passada. A inspeção e o reparo da trava de segurança e da fechadura das portas traseiras começaram na segunda-feira. Apesar de a convocação atingir 300.860 unidades em todo o país, as autorizadas da capital garantem que não faltarão peças para suprir uma maior demanda. Já no interior, a falta de peças em alguma cidades tornou impossível até mesmo fazer o agendamento.
Na concessionária Ford Center Marechal, em Curitiba, o tempo de espera entre o agendamento e a realização do serviço é de dois dias. O motivo seria a grande procura e a adequação de outros serviços que estavam em andamento na loja, justifica Alcimar Rodrigues Gomes, consultor técnico da revendedora. "Recebemos quase 20 ligações por dia relacionadas à convocação. No começo de cada recall, a procura é sempre maior", ressalta o funcionário, prevendo que o prazo cairá para 24 horas nas próximas semanas.
Na Metropolitana, o período entre o agendamento e a entrada do carro na oficina é de um dia para o outro, garante Mário Rodovalho Ferreira, gerente de pós-venda. Segundo ele, o serviço não consome mais do que 1h30. O encarregado de estoque da concessionária Slaviero Claudinei Leite Santana explica que primeiro é realizada a inspeção para verificar se a trava de segurança das portas traseiras usada para impedir que crianças abram a porta as mantém fechadas ao acionar os puxadores internos. Caso elas se abram, será adicionado um componente ao mecanismo de travamento para solucionar o problema. Em algumas situações, será preciso substituir a fechadura. "A falha na trava não ocasiona a abertura das portas pelo lado de fora, o que descarta o risco de furto do veículo", avisa Santana.
Interior
No interior há revendedoras que ainda não receberam as peças da fábrica. É o caso dos distribuidores Ford de Londrina, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa. "Estamos agendando a partir do dia 3 de fevereiro. Mas quem tiver urgência pode efetuar o serviço em outras lojas da região que já disponham do material", orienta Willian Monaretto, analista de garantia da Autoeste, de Foz.
Na Fancar, de Ponta Grossa, a previsão também é para a semana que vem. Já na Tropical, de Londrina, tanto o agendamento quanto o serviço só começam próximo ao dia 10 de fevereiro. Na Slaviero, em Cascavel, os primeiros carros deverão ser atendidos ainda esta semana. "Na nossa outra loja, em Guarapuava, as peças já estão disponíveis. Acredito que aqui devam chegar hoje ", diz Gerson Kalsovik Filho, gerente de pós-venda da autorizada.
Fazem parte do recall os modelos Fiesta Rocam anos 2008 e 2009 (chassis de número 107522 até 423122) e EcoSport anos 2007, 2008, 2009 (n.º 500004 até 999999) e 2011 (n.º 575295 até 598749). Mais informações pelo telefone 0800-7033673.
Serviço:
Em Curitiba: Ford Center Marechal, (41) 3017-7300; Metropolitana, (41) 3028-4411; Slaviero, (41) 3025-3646. Em Ponta Grossa: Fancar, (42) 3026-6000. Em Londrina: Tropical, (43) 3373-3141. Em Cascavel: Slaviero, (45) 3220-8200. Em Foz do Iguaçu: Autoeste, (45) 3520-9900.
Desafiados, governadores da oposição refutam culpa pela inflação e antecipam debate de 2026
Trump muda jogo político da Europa e obriga países a elevarem gastos com defesa
Preço dos alimentos não cai com ameaças, mas com responsabilidade
A inflação do grotesco: três porquinhos são deixados para morrer em exposição
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião