• Carregando...
Linha de produção do EcoSport e Fiesta: recall envolve 300 mil carros | Paulo Whitaker/Reuters
Linha de produção do EcoSport e Fiesta: recall envolve 300 mil carros| Foto: Paulo Whitaker/Reuters

As concessionárias Ford de Curitiba estão fazendo normalmente o recall dos modelos EcoSport e Fiesta Rocam (hatch e sedan), anunciado pela fabricante na sexta-feira passada. A inspeção e o reparo da trava de segurança e da fechadura das portas traseiras começaram na segunda-feira. Apesar de a convocação atingir 300.860 unidades em todo o país, as autorizadas da capital garantem que não faltarão peças para suprir uma maior demanda. Já no interior, a falta de peças em alguma cidades tornou impossível até mesmo fazer o agendamento.

Na concessionária Ford Center Marechal, em Curitiba, o tempo de espera entre o agendamento e a realização do serviço é de dois dias. O motivo seria a grande procura e a adequação de outros serviços que estavam em andamento na loja, justifica Alcimar Ro­­drigues Gomes, consultor técnico da revendedora. "Rece­bemos quase 20 ligações por dia relacionadas à convocação. No começo de cada recall, a procura é sempre maior", ressalta o funcionário, prevendo que o prazo cairá para 24 horas nas próximas semanas.

Na Metropolitana, o período entre o agendamento e a entrada do carro na oficina é de um dia para o outro, garante Mário Rodovalho Ferreira, gerente de pós-venda. Segundo ele, o serviço não consome mais do que 1h30. O encarregado de estoque da concessionária Slaviero Claudinei Leite Santana explica que primeiro é realizada a inspeção para verificar se a trava de segurança das portas traseiras – usada para impedir que crianças abram a porta – as mantém fechadas ao acionar os puxadores internos. Caso elas se abram, será adicionado um componente ao mecanismo de travamento para solucionar o problema. Em algumas situações, será preciso substituir a fechadura. "A falha na trava não ocasiona a abertura das portas pelo lado de fora, o que descarta o risco de furto do veículo", avisa Santana.

Interior

No interior há revendedoras que ainda não receberam as peças da fábrica. É o caso dos distribuidores Ford de Londrina, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa. "Estamos agendando a partir do dia 3 de fevereiro. Mas quem tiver urgência pode efetuar o serviço em outras lojas da região que já disponham do material", orienta Willian Monaretto, analista de garantia da Autoeste, de Foz.

Na Fancar, de Ponta Grossa, a previsão também é para a semana que vem. Já na Tropical, de Londrina, tanto o agendamento quanto o serviço só começam próximo ao dia 10 de fevereiro. Na Slaviero, em Cascavel, os primeiros carros deverão ser atendidos ainda esta semana. "Na nossa outra loja, em Guara­puava, as peças já estão disponíveis. Acredito que aqui devam chegar hoje ", diz Gerson Kal­sovik Filho, gerente de pós-venda da autorizada.

Fazem parte do recall os modelos Fiesta Rocam anos 2008 e 2009 (chassis de número 107522 até 423122) e EcoSport anos 2007, 2008, 2009 (n.º 500004 até 999999) e 2011 (n.º 575295 até 598749). Mais informações pelo telefone 0800-7033673.

Serviço:

Em Curitiba: Ford Center Marechal, (41) 3017-7300; Metropolitana, (41) 3028-4411; Slaviero, (41) 3025-3646. Em Ponta Grossa: Fancar, (42) 3026-6000. Em Londrina: Tropical, (43) 3373-3141. Em Cascavel: Slaviero, (45) 3220-8200. Em Foz do Iguaçu: Autoeste, (45) 3520-9900.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]