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Ford, GM e Toyota: a indústria automotiva na mira de Trump

GM foi uma das montadores que recebeu críticas do presidente eleito americano por escolher o México para fabricação de veículos | bp/kle/BILL PUGLIANO
GM foi uma das montadores que recebeu críticas do presidente eleito americano por escolher o México para fabricação de veículos (Foto: bp/kle/BILL PUGLIANO)

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, busca embarreirar os projetos da Toyota e de fabricantes americanas no México, que se transformou em um polo de fabricação de veículos. O país é o quarto exportador de veículos no mundo e o sétimo produtor mundial de automotores, segundo dados da industria automotiva local.

O setor automotivo, que gera US$ 52 bilhões por ano no México, representa mais de 875 mil empregos diretos em todo o país, segundo o ministério da Economia. Mas o magnata Trump quer recuperar esses empregos para os Estados Unidos.

Na quinta-feira (5) , o presidente eleito ameaçou a japonesa Toyota com altas tarifas alfandegárias se insistisse em construir no México uma fábrica de automóveis para o mercado americano. Em novembro, a Toyota comemorou a instalação de uma fábrica de US$ 1 bilhão em Guanajuato, no centro do México.

Antes, na terça-feira (3), Trump fez uma ameaça similar à General Motors (GM), enquanto a Ford, que havia sido criticada pelo presidente eleito durante sua campanha, anunciou o surpreendente cancelamento de uma nova fábrica no país latino-americano no valor de US$1,6 bilhão .

Acordos de livre comércio

Os principais atrativos do México para os investidores estrangeiros são os encargos trabalhistas relativamente baixos, sua proximidade com o mercado dos Estados Unidos e os tratados de livre-comércio com 46 países.

O principal acordo comercial do México é o Nafta, em vigor com os Estados Unidos e o Canadá desde 1994. Trump, entretanto, quer renegociá-lo e ameaça romper o tratado caso não consiga melhores condições para o seu país.

Máquina exportadora

O México não tem suas próprias marcas, mas 80% dos veículos estrangeiros que se produzem em seu território estão destinado à exportação. Embora os principais destinos sejam os Estados Unidos (72,2%) e o Canadá (10,5%), o país exporta, no total, para 100 lugares de todo o mundo.

Nos primeiros 11 meses de 2016, a General Motors liderou as exportações do México com 495.790 unidades, seguido da Nissan (464.877), da Fiat Chrysler America (404.160) e da Ford (351.691), segundo a Associação Mexicana da Indústria Automotriz. A Toyota se encontra em nono lugar, com 124.439 automóveis exportados no mesmo período.

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