A fabricante Apple Computer confirmou nesta quinta-feira que fechou acordo com as fabricantes de automóveis Ford Motor, General Motors e Mazda para facilitar a conexão móvel dos tocadores de mídia digital iPod aos sons estéreos dos novos carros.
Com o acordo, mais de 70% dos novos modelos 2007 a serem vendidos pelas montadoras nos Estados Unidos oferecerão conexão automática para os equipamentos, informou Greg Joswiak, vice-presidente de marketing e produtos iPod.
A expectativa é que os motoristas possam carregar os acervos de música digital para o rádio do carro e reproduzir os sons preferidos. A idéia é que os usuários possam ainda usar os controles do som do carro para selecionar o acervo do player digital portátil.
A ação abre alternativas para os motoristas usuários de iPods, que hoje contam apenas com adaptadores vendidos separadamente para alguns modelos de rádios para carros como um plugue para fita cassete e um acessório AirPlay para modelos compatíveis.
A GM irá oferecer conexões para iPod em todos os 56 modelos de carros previstos para 2007, incluindo milhões de carros e até caminhões, informou a Apple.
Já a Mazda pretende aderir ao recurso para iPods apenas nas linhas esportivas de carros e de utilitários.
O acordo promete abrir mais um mercado para o domínio do player portátil mais de 58 milhões de unidades já foram vendidas em todo o mundo e do serviço de downloads iTunes.
O tempo dos motoristas na direção ainda é um mercado inexplorado, apesar da quantidade de fabricantes de rádios que já oferecerem modelos compatíveis com provedores de serviços e de conteúdos pagos via satélite como a XM Satellite Radio e a Sirius Satellite Radio.
- As pessoas passam tanto tempo dentro de seus carros que será inevitável esta disputa cada vez maior pela atenção do motorista afirmou o analista da Sanford Bernstein, Craig Moffett.
A GM afirmou que irá oferecer "um link pessoal de áudio" aos compradores de alguns modelos novos de carros por menos de US$ 160 com instalação grátis já a partir de outubro deste ano. A conexão será fornecida pela banda digital de radio da XM Satellite aos carros da GM e os donos de iPod não precisarão assinar um pacote de serviços via satélite para iPod.