A Ford anunciou nesta quinta-feira que fechou 2009 com o primeiro lucro líquido desde 2005, e informou que espera resultado positivo em 2010 em meio a ganhos de participação de mercado e uma lenta recuperação das vendas de carros nos Estados Unidos.
A companhia encerrou 2009 com lucro líquido de 2,7 bilhões de dólares, gerado em parte por cortes de custos, ganhos com redução de dívida, fortes resultados na divisão financeira e uma política de preços mais forte.
A montadora teve lucro líquido de 868 milhões de dólares no quarto trimestre, ou 0,25 dólar por ação, ante um prejuízo um ano antes de 6 bilhões de dólares, ou 2,51 dólares por ação. A receita subiu de 29 bilhões para 35,4 bilhões de dólares.
O lucro operacional sem incluir eventos não recorrentes foi de 0,43 dólar por ação, ante expectativa média de analistas consultados pela Reuters de 0,26 dólar por ação.
A Ford, única grande montadora dos Estados Unidos que não se submeteu a um pacote de resgate financeiro do governo em 2009, ganhou participação de mercado no ano passado em meio aos problemas das rivais Chrysler, que agora está sob administração da Fiat, e General Motors.