O contribuinte que optar por declarar o Imposto de Renda 2007, ano-base 2006, por meio de formulário terá que esperar a primeira quinzena de março. Os papéis só estarão disponíveis nesse período. Já quem preferir prestar as contas pela internet ou disquete já poderá fazer o acerto a partir de 1º de março o programa estará no www.receita.fazenda.gov.br.
O trabalhador que usar o papel também terá custos. Pela internet não há a cobrança de qualquer taxa, já no caso do formulário é necessário pagar a postagem, de R$ 3,40. O documento pode ser retirado nos postos dos Correios e devem ser entregues também lá.
Segundo estimativa da Receita Federal, cerca de 500 mil contribuintes, entre 22 milhões, optaram pelo formulário no ano passado. Neste ano, o número deve se repetir.
Resposta mais tarde
Além da taxa de postagem, outra desvantagem para quem escolher o formulário é a demora. A Receita Federal libera por último as declarações daqueles que fizeram pelo papel. Têm prioridade para receber as restituições nos primeiros lotes os que entregaram pela internet, e também nas primeiras semanas a partir de 1 de março. Os idosos também saem na frente, por causa do cumprimento do Estatuto do Idoso.