• Carregando...

A grupo dono da grife de roupas Forum está retomando o controle sobre lojas de franqueados. Só este ano, retornaram ao grupo dez franquias em cinco capitais – Curitiba, Brasília, Goiânia, Porto Alegre e Salvador. A iniciativa é um dos preparativos para a abertura de capital, programada para 2010.

O diretor de criação e proprietário, Tufi Duek, optou por desmembrar o Grupo Forum de Moda em cinco marcas diferentes: Forum Tufi Duek, Forum Jeans, a feminina Tufi Duek, a artesanal Carina Duek e a Triton. No momento, Curitiba conta com apenas uma loja Forum Tufi Duek, no Shopping Crystal – a que ficava no Mueller fechou há alguns meses. Reformada e reaberta há duas semanas, a loja remanescente é um dos motivos para a visita de Duek na sexta-feira à noite, quando a grife desfila no Crystal Fashion Week.

"O conceito dessas marcas não pode ser administrado por franqueado porque requer o cuidado do relacionamento direto com consumidor", explica Duek. "Além disso, as lojas de Curitiba nem sempre compravam todas as peças da linha de São Paulo, alegando não serem do gosto do cliente. Mas nós acreditamos que as pessoas querem esse diferencial", diz. Segundo ele, a recompra de franquias e desmembramento da marca têm como objetivo salientar os conceitos de qualidade e seletividade.

De acordo com Eugenio Foganholo, da consultoria de varejo Mixxer, a tendência de centralizar negócios, como foi feito na rede McDonald’s no início do ano, pode estar relacionada com a necessidade de rapidez nas mudanças. O McDonald’s recomprou dez franquias no Paraná. No entanto, apenas quem está muito capitalizado pode "se dar ao luxo" de fazer esta operação. "O modelo de franquia é interessante às duas partes somente até atingir o potencial de crescimento naquele mercado. Depois disso, se torna um empecilho", considera. Isso porque o franqueado nem sempre aceita bem gastar com inovações.

A marca Forum Jeans deve ganhar um ponto de venda na cidade até março, em local ainda indefinido. A Triton mantém duas lojas na cidade no modelo de franquia. Nas lojas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, a rede já opera com lojas próprias. São 51 no total e 550 multimarcas conveniadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]