Foz do Iguaçu A segunda cidade mais beneficiada pelos royalties também quer aproveitar o potencial turístico para se manter. O prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi, diz que a falta da indenização paga pela hidrelétrica pode ser suprida pela indústria e pelo turismo.
Para andar com as próprias pernas, Foz do Iguaçu está implantando um Distrito Industrial, no bairro Morumbi. Segundo Mac Donald, 43 fábricas já assinaram protocolo para se instalar no local. O município já iniciou as obras de infra-estrutura no terreno e aguarda a liberação do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para as empresas começarem a construir e operar.
Pólo turístico, Foz do Iguaçu quer aumentar o número de visitantes. O Distrito Turístico Iguassu, empreendimento da iniciativa privada com apoio municipal, é um projeto que começa a sair do papel para trazer benefícios a longo prazo. A primeira atração, um parque aquático, já está em processo de implantação.
Atualmente, o dinheiro dos royalties de Foz do Iguaçu também está sendo direcionado à educação. Mac Donald faz planos para inaugurar ainda este ano o primeiro Centro de Convivência Escola Bairro, na região de Três Lagoas. O centro é uma nova concepção de escola, com piscina, cinema, quadras poliesportivas, que oferecerá aulas e atividades às crianças em turno integral. A prefeitura também está investindo na ampliação e reforma das 59 escolas da rede municipal a partir da construção de bibliotecas, piscinas e quadras de esportes.