Dois hotéis serão inaugurados ainda neste ano na região central de Foz: o Ibis (à esquerda) e o Porto Madero (à direita)| Foto: Kiko Sierich/Gazeta do Povo

Influência

"Boom" econômico no Paraguai se reflete do lado de cá da fronteira

Para o economista e professor Carlos Sidnei Coutinho, nos próximos dez anos a Tríplice Fronteira deve passar por um "boom" econômico puxado pelo Paraguai, que recebe investimentos pesados nos setores da indústria e agronegócio. E Foz se beneficiará deste cenário.

Hoje, por exemplo, a cidade não comportaria mais dois shoppings centers. Mas em longo prazo, sim. "A oferta cresce diante da demanda. Os empresários já estão prevendo o boom do Paraguai e a recuperação da Argentina", diz.

CARREGANDO :)

Nova atração

Entre as novas atrações turísticas previstas para Foz está um novo complexo turístico, com Museu de Cera, Museu do Carro e Parque de Dinossauros, que será construído na Avenida das Cataratas.

Foz do Iguaçu vive uma onda de investimento em empreendimentos ligados ao turismo. A cidade terá, a partir deste ano, mais dois shoppings centers e seis hotéis, incluindo um sete estrelas, além de novos restaurantes e atrações turísticas. O montante aplicado no período de 2007 a 2014 chegará a cerca de R$ 1,2 bilhão.

Publicidade

Confira os investimentos dos estabelecimentos de Foz do Iguaçu e região

Com a instalação dos novos hotéis, a capacidade de acomodação da cidade – a primeira entre as não capitais no ranking de oferta no setor hoteleiro nacional – passará dos atuais 27 mil para 30 mil leitos.

Entre os seis hotéis, quatro serão inaugurados ainda neste ano: O Ibis, da rede Accorhotels, e o Porto Madero, ambos na região central; o Hampton, na Avenida das Cataratas, corredor turístico; e o Mabu Interludium Iguassu Convention, no bairro Cognópolis, ao lado do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC).

A partir de 2015 deve entrar em funcionamento o Rio Hotel by Bourbon, cujas obras começaram recentemente. Outro estabelecimento super luxo, de sete estrelas, está previsto para ser construído próximo ao aeroporto.

O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares de Foz do Iguaçu (Sindhotéis), Carlos Silva, diz que os investimentos no setor turístico são de alta tecnologia e trarão mais conforto aos turistas. Além dos novos hotéis, Silva destaca que muitos dos existentes, inclusive de pequeno porte, estão passando por reformas.

Publicidade

Para ele, os novos investimentos são positivos, mas preocupam, pois reforçam a necessidade de atrair mais turistas. Hoje a ocupação hoteleira da cidade, fora de feriados, é de 55%. "Agora precisamos focar na captação de novos eventos, trazer mais turistas e buscar novos atrativos", afirma.

O gerente de novos negócios da Rede Mabu, Juliano Macedo, diz que a abertura de um novo hotel em Foz do Iguaçu faz parte do projeto de expansão do grupo para os próximos cinco anos. O foco do estabelecimento, com 100 apartamentos, será o turista que busca lazer, eventos e negócios.

A região onde será instalado o Mabu Interludium, que hoje não tem hotéis, é marcada pela infraestrutura cultural. Lá fica uma das maiores bibliotecas brasileiras especializadas no estudo da consciência e uma Aleia dos Gênios da Humanidade com mais de cem bustos de personalidades históricas. "Olhando o mercado futuro, Foz ainda tem capacidade de investimento e muito a crescer", diz Macedo.

A rede Bourbon tem dois investimentos na fronteira. O Rio Hotel by Bourbon, em construção em frente ao shopping JL Cataratas, terá 220 apartamentos voltados para atender turistas de negócios, convenções e lazer. A unidade será inaugurada no primeiro semestre de 2015.

Outro estabelecimento, também da marca Rio Hotel, será construído em Ciudad del Este, no Paraguai. O hotel é resultado de uma parceria com o grupo Monalisa e terá 130 apartamentos no centro da cidade.

Publicidade

Grupos Catuaí e Tacla investem na cidade

Os grupos Catuaí, de Londrina, e Tacla, de Curitiba, assinam os mais novos shopping centers de Foz do Iguaçu.

O primeiro investimento, anunciado pelo Grupo Tacla em outubro, é o Palladium Shopping Center Foz do Iguaçu. Situado na Avenida das Cataratas, corredor turístico da cidade, próximo ao acesso à Argentina, o estabelecimento terá 147 mil metros quadrados e receberá investimentos de R$ 247 milhões em dois anos.

O shopping terá 220 lojas, 12 lojas âncoras, oito restaurantes, uma praça de alimentação com cerca de 20 lojas, cinemas e academia. Será um dos cinco maiores do estado.

O Catuaí Shopping Foz deve ser inaugurado pouco antes do Natal de 2015. São cerca de 53 mil metros quadrados de área construída e 36 mil metros quadrados de área bruta, com 191 lojas, incluindo nove âncoras, uma delas um hipermercado.

Publicidade

O shopping será erguido na Avenida José Maria de Brito, próximo à BR-277 e ao acesso para o Paraguai. Terá seis salas de cinema, duas com exibições somente em espanhol. Quando estiver pronto, vai empregar pelo menos 2,5 mil pessoas.

As obras devem começar neste semestre e gerar pelo menos mil empregos. O diretor geral do Grupo Catuaí, Alfredo Khouri, aposta no potencial da cidade. "Foz do Iguaçu tem uma renda per capita muito boa e é polo de uma região de mais de 150 mil habitantes até Matelândia, e tem o Paraguai e a Argentina. Foz do Iguaçu demorou para acordar, mas está acordando forte", diz Khouri. O primeiro shopping da cidade, o Cataratas JL, foi inaugurado em 2007.