O ministro das Finanças da França, Pierre Moscovici, anunciou que o governo do presidente François Hollande vai aprovar, até o fim deste ano, uma reforma bancária que obrigue os bancos a separarem suas atividades de investimentos das de varejo. Falando durante a conferência anual do Partido Socialista Francês, em La Rochelle, Moscovici disse que o setor financeiro deveria estar a serviço da economia, ao invés de elevar os riscos financeiros.
Nos EUA, a separação entre as atividades de banco de investimentos e banco de varejo numa mesma instituição financeira é uma das principais medidas previstas na Lei Dodd-Frank, de reforma da regulamentação do setor financeiro, adotada depois da crise de 2008. Sua regulamentação ainda não está concluída.
O ministro francês também disse que o governo pretende adotar uma lei que limite os salários dos executivos das empresas privadas. O governo Hollande já aprovou uma lei que limita os salários dos executivos das estatais a não mais de 20 vezes o salário mais baixo da empresa. As informações são da Dow Jones.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião