Aventura
Território terá duas novas lojas
Da Redação
Especializada em esportes de aventura, a Território prepara a abertura de duas novas lojas ao longo deste ano. A primeira delas, no shopping Crystal, abre as portas no próximo dia 8. A outra será instalada na área nova que está sendo construída no ParkShopping Barigui. Os investimentos para este ano, segundo um dos proprietários, o empresário Eliandro Padilha, deve chegar a R$ 1,5 milhão. "O mercado cresceu e a Território cresceu junto com ele", diz. A primeira loja foi inaugurada em outubro de 1999 em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba. Hoje a rede tem uma loja no Centro de Curitiba e outra no shopping Palladium, além das vendas virtuais. Segundo Padilha, ao todo são vendidos cerca de 4 mil itens, alguns com exclusividade no estado, como é o caso da marca The North Face. Fazem parte da lista artigos para escalada, rapel, corrida de aventura e de montanha, trekking (caminhadas longas), hikking (caminhadas curtas), além de alguns produtos para ciclismo e corrida de rua. "Descobrimos novos nichos para atuar. Dentre eles, o principal é o de moda casual, ou seja, roupas para o dia a dia, com estilo aventura", conta o empresário. "Esta é uma tendência mundial que nos agarramos e que fortaleceu muito nossa loja. As pessoas que buscam produtos com essas características estão, principalmente, em shoppings."
A gigante varejista de materiais esportivos Decathlon está chegando a Curitiba. Com inauguração prevista para a segunda quinzena de maio, a nova filial será a primeira fora do estado de São Paulo e a décima da rede no país. A empresa está selecionando mão de obra local com afinidade em esporte e comércio para trabalhar em sua força de vendas cerca de 45 empregados devem ser necessários para atender a estrutura de quatro mil metros quadrados localizada ao lado do Parque Barigui.
De acordo com o diretor da loja de Curitiba, Leonardo Falco, a nova filial da multinacional francesa faz parte de um processo de expansão que prevê um total de 50 lojas no Brasil até o fim de 2015. Dez delas devem ficar na Região Sul sendo que Curitiba tem potencial para mais de uma filial, enquanto Maringá e Londrina também são cidades alvo da rede. Os valores de investimento não foram informados. A primeira Decathlon no país foi aberta em 2001, e três lojas foram inauguradas no semestre passado.
Nesta etapa, a escolha de Curitiba se deu pela facilidade logística vai utilizar as mesmas operações de transporte que são usadas no estado vizinho e pelo perfil de prática desportiva associada às boas condições de renda do curitibano. "É uma cidade com grande número de parques e academias de ginástica, próxima do litoral e ainda com boa variedade de trilhas no entorno. Entendemos que é uma cidade privilegiada na questão esportiva", diz Falco.
Brics
Apesar de ter citado a renda como diferencial da cidade, ele diz que o plano de expansão da rede está direcionado para os Brics apelido do conjunto de países emergentes Brasil, Rússia, Índia e China, cujo fenômeno atual é o fortalecimento da classe média. "Temos produtos para a classe AB, mas nossa política de preços é bastante agressiva. A Decathlon aposta nesses países contando com o crescimento da classe média", justifica.
Ainda segundo o diretor, a rede tem um "conceito claro de tornar esporte acessível para o maior número de pessoas", proporcionando experiências com os produtos de mais de 50 variedades de esporte no mesmo espaço reúne bola de rúgbi, taco de golfe, quimono de judô, bota de neve, sela de equitação e vara de pesca. Ele diz que o cliente pode calçar um par de patins e fazer um "test-drive" na pista da loja. Outro exemplo foi a promoção de equipamentos de mergulho, para a qual foi mantado um tanque dágua em pleno estacionamento para que os clientes experimentassem a sensação do esporte. "Os nossos clientes são motivados a tocar os produtos, conhecer os equipamentos, ter sensações que até então nunca tiveram contato."
Os produtos na Decathlon são agrupados por afinidade em departamentos distintos, chamados "universos". Cada um deles detém marcas próprias, e talvez a mais conhecida seja a Quechua, de artigos e equipamentos para montanhismo. Outros universos são fitness, esportes coletivos, rodas, raquetes e golfe, natureza, corrida, entre outros.
Tendo como concorrente direto a Centauro, Falco afirma que o principal diferencial da Decathlon é o aprofundamento técnico dos vendedores sobre os produtos e equipamentos esportivos. "Nossa equipe de vendas tem experiência pessoal no departamento em que atua", justifica. As vagas que estão abertas para a loja de Curitiba, de acordo com ele, não exigem experiência prévia em comércio, e sim prática esportiva frequente. "Os requisitos são afinidade com um ou mais modalidades de esporte, vitalidade e interesse pelo comércio", diz. A carga horária dos vendedores é de 30 horas semanais.
Serviço
Interessados em concorrer a uma vaga de vendedor da loja devem enviar e-mail para rhcuritiba@decathlon.com
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