A companhia estatal francesa EDF assinou nesta terça-feira acordo com o consórcio brasileiro RME - Rio Minas Energia Participações S.A. para a venda de 79,6% do capital social da Light S.A. A EDF permanecerá como acionista minoritária da Light, com 10% do capital.
A Light S.A. é uma das maiores companhias distribuidoras de energia elétrica do país, com 3,8 milhões de consumidores e operações no estado do Rio de Janeiro. A companhia também possui mais de 850 MW de capacidade de geração hidrelétrica e está operando no Brasil desde 1906. Foi adquirida pela EDF e outros parceiros em 1996.
O consórcio RME - Rio Minas Energia Participações S.A. pagará US$ 319.809.871,91 pela parcela que pertencia à EDF, ou seja, 106.304.597.889 ações ordinárias de emissão da Light. O preço de compra será integralmente pago pela RME em dinheiro na data em que forem efetivamente transferidas as ações. Os ativos adquiridos valem, no total, US 1,758 bilhão.
O RME é formado pela JLA Participações S.A. - fundo de investimentos brasileiro baseado no Rio de Janeiro; Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais; Pactual Energia Participações - fundo de investimentos gerenciado pelo Banco Pactual S.A., importante banco de investimentos do Brasil, sediado no Rio de Janeiro; e Andrade Gutierrez Concessões S.A. - uma das maiores operadoras de rodovias e outras concessões no Brasil.
A entrada da RME no capital da Light, de acordo com dirigentes do consórcio, juntamente com a EDF, contribuirá para fortalecer o compromisso da companhia com os consumidores na distribuição de energia elétrica no Rio de Janeiro.
A efetiva execução desta transação estratégica para a Light permanece sujeita à implementação de condições acordadas pelas duas partes e à aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da Comissão Francesa de Participações e Transferências e de credores da concessionária do Rio de Janeiro.