Comprar livros pela internet pode sair o dobro mais caro por causa do valor da taxa de entrega. Em geral, os preços entre as lojas físicas e virtuais não variam muito em alguns casos a compra pela internet é mais competitiva. Para economizar, o ideal é ficar atento às promoções e, se possível, adquirir mais de um item de uma vez.
Uma pesquisa de preços feita pela Gazeta do Povo entre os dias 16 e 18 de julho comparou os valores cobrados por dez livros alguns clássicos e outros presentes em listas de mais vendidos em seis lojas diferentes (algumas com modalidades física e online). O resultado é que a diferença entre o preço mais barato e o mais caro varia entre 30% e 97%.
Para os maníacos por internet, um aviso: o conforto pode acabar saindo caro. Na Livraria Cultura, por exemplo, o valor do frete foi o mais salgado R$ 9 para cada um dos livros. É pouco mais de 45% do que custa "O Monge e o Executivo", por exemplo, que está sendo vendido a R$ 19,90. Sem o custo, o preço cobrado ficaria na média das outras livrarias. Já a Saraiva online teria um dos preços mais competitivos, não fosse a taxa. Assim, para comprar bem pela internet, o jeito é ficar de olho nas oportunidades ou tentar adquirir mais produtos de uma só vez, diluindo o custo da entrega.
Vitrine
Apesar da aparente desvantagem, a rede com os preços mais em conta conquistou o primeiro lugar justamente devido aos valores praticados em sua loja virtual. Cinco livros da lista tiveram os preços mais baratos nas Livrarias Curitiba, sendo quatro deles na modalidade online. Mas, houve uma diferença: além de o exemplar custar menos até mesmo que na própria loja física da rede não houve cobrança de frete.
Leoni Cristina Pedri, diretora de varejo do grupo, explica que como vários custos da loja física não incidem sobre a virtual é possível repassar o benefício aos clientes. "Na loja, temos outras vantagens para compensar", diz, referindo-se ao cartão fidelidade, que só acumula pontos para compras nas lojas físicas.
Já com relação ao frete, a vantagem está relacionada a uma mudança no sistema de compra. "Estamos passando por uma transição que acaba sendo lenta, pois nosso banco de dados é muito grande. Em alguns casos, ainda não é possível calcular o peso do livro e o valor do frete. Preferimos absorver este custo e manter o site no ar enquanto a mudança acontece", explica.