As vendas dos shoppings brasileiros devem crescer entre 5% e 7% neste Dia dos Namorados, em relação ao mesmo período de 2006. A expectativa é da Associação Brasileira dos Lojistas de Shopping (Alshop). Quanto ao número de visitantes, a expectativa é de crescimento de 8%.
Nas grandes redes de lojas instaladas nos shoppings, a expectativa é ainda mais otimista: a alta esperada nas vendas é de 15%.
Segundo Nabil Sahyoun, presidente da Alshop, a forte onda de frio estimula as vendas de artigos de vestuário, já tradicionalmente bem colocados no ranking das vendas. "Há mais de uma semana os lojistas vêm tendo incremento nas vendas de casacos e malhas de lã", diz.
Para lojistas que trabalham com artigos de cama e banho e aquecedores, o mês de maio será significativo no faturamento anual devido às baixas temperaturas, afirma Sahyoun. Só na rede Magazine Luiza, a saída de aquecedores cresceu 30% nos últimos dias. O mesmo está acontecendo com a rede Wal Mart. Em algumas lojas como as da rede Riachuelo, já esta havendo necessidade de reposição de acessórios como coletes de lã e luvas, segundo o empresário.
São Paulo
Na capital paulista, o frio também tem refletido nas vendas do comércio, segundo o presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Alencar Burti. "A aproximação do Dia dos Namorados deve colaborar ainda mais", analisa.
Segundo a ACSP, as consultas ao UseCheque registraram crescimento de 6,1% em maio deste ano sobre o mesmo mês de 2006. As consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) aumentaram 5,6% neste mesmo período. O aumento das consultas é proporcional ao aumento de vendas do comércio paulistano.
Inadimplência
Os registros recebidos no cadastro de inadimplentes do SCPC, em maio, cresceram 4,1% sobre maio de 2006 e os registros cancelados aumentaram 4,9% sobre o mesmo período do ano anterior, segundo a ACSP.
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