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Consumidor em frente a vitrine de um shopping: frio também ajuda nas vendas | Arquivo/ Gazeta do Povo
Consumidor em frente a vitrine de um shopping: frio também ajuda nas vendas| Foto: Arquivo/ Gazeta do Povo

Quer ganhar?

Shopping centers de Curitiba e região têm promoções com prêmios e sorteios para incentivar as vendas no Dia das Mães.

Shopping Cidade

Será realizado o sorteio de um Renault Sandero. R$ 30 gastos dão direito a um cupom.

Shopping Crystal

A cada R$ 600 em compras o cliente ganha um porta-joias em couro. Também há um sorteio no Facebook, que vai presentear seis pessoas com uma joia das joalherias do shopping.

Shopping Curitiba

Gastando R$ 300 o cliente tem direito a um cupom. Dentre as premiações estão motorista particular, spa, consultora de imagem, jantar particular, sessão de fotos e vales-compra.

Shopping Jardim Das Américas

Nas compras acima de R$200 o cliente recebe um cupom para concorrer a um Renault Sandero e R$5 mil em compras. No Facebook também há uma promoção, valendo um relógio Euro.

Shopping Mueller

Será sorteada uma Range Rover Evoque, e o cliente ganha um cupom a cada R$ 400 em compras.

Shopping Novo Batel

A cada R$ 300 em compras o cliente tem direito a receber uma sacola ecológica (ecobag) ou uma massagem rápida.

Shopping Palladium

Gastando R$ 150, o cliente tem direito a participar do sorteio de uma BMW X1. Com R$ 400 em compras o cliente ganha uma nécessaire.

Shopping Polloshop

A cada R$ 50 em compras o cliente ganha um cupom para concorrer a um veículo Mini Cooper.

Shopping São José

Serão sorteados três automóveis Uno. O cliente recebe um cupom a cada R$ 100 gastos no shopping.

As previsões para o comércio para o Dia das Mães voltaram a ficar otimistas. Uma pesquisa do Instituto Datacenso, da Associação Comercial do Paraná (ACP), indicou que os lojistas esperam vender 6% mais se comparado a 2011. Fatores como a realização de promoções, o frio dos últimos dias – que favorece a venda de agasalhos – e a recente redução na taxa de juros alteraram as expectativas dos consumidores, que inicialmente eram mais conservadoras.

Os dados da ACP apontam que 60% dos lojistas esperam registrar aumento nas vendas e 36,8% dos consumidores pretendem gastar mais. O preço médio dos presentes deve subir 7% na comparação com o ano passado, totalizando R$ 165,73.

Para o diretor-executivo do Instituto Datacenso, Cláudio Shimoyama, as recentes mudanças conjunturais estimularam o consumidor. Segundo ele, a chegada do frio e a política econômica favorável, sobretudo com a baixa nos juros, colaboraram para incentivar o consumo em um curto intervalo de tempo. "A economia é muito dinâmica, e estes fatores ajudaram a motivar as pessoas para comprar mais", destaca.

A pesquisa revelou que 67,5% dos lojistas vão realizar promoções especiais para a data. Para 53,7% dos comerciantes, o desconto vai ser a opção mais frequente. Os índices são superiores aos de 2011, que ficaram em 43,5% e 35,5%, respectivamente. O vice-presidente da ACP, Antonio Espolador Neto, vê no aumento no número de benefícios um diferencial para consumar a venda. "Os descontos e promoções são a porta de entrada para atrair consumidores, podendo gerar resultados muito positivos", ressalta.

Ainda segundo o levantamento da instituição, as roupas são o presente mais adquirido pelos curitibanos, com 37,1% da preferência. Na sequência vêm os perfumes (16,6%) e os calçados (10,7%). Os eletrônicos também terão vez – de acordo com uma pesquisa do site Mercado Livre com mais de 1,6 mil mães brasileiras, o tablet é o preferido por 40% delas.

Para aproveitar o bom volume de vendas da ocasião, o Grupo Boticário lançou uma série limitada de produtos. A diretora de marketing de produtos do grupo, Isabella Wanderley, ressalta que a data é a segunda com maior movimento, perdendo apenas para o Natal. "Para aproveitar o momento, o desenvolvimento de novos produtos foi iniciado a mais de um ano, e já estamos pensando nas ações para 2013", comenta.

Promoções

Para atrair mais clientes, shoppings realizam promoções e dão brindes aos consumidores que adquirirem um valor mínimo. O sorteio mais comum é de automóveis, mas também existem outras opções (veja tabela). No Shopping Curitiba, serão sorteados prêmios como sessão de spa, consultoria de imagem e vales-compras. No Novo Batel, a cada R$ 300 gastos em compras o cliente pode escolher entre ganhar uma sacola ecológica ou uma massagem rápida.

Em alguns casos também é possível concorrer sem adquirir nada, por meio das ações promocionais que estão sendo realizadas nas redes sociais. Através de uma promoção no Facebook o Shopping Crystal vai contemplar seis pessoas com uma joia. O Shopping Jardim das Américas realiza uma promoção no mesmo site, que vai premiar uma pessoa com um relógio Euro.

Colaborou Igor Castanho, especial para a Gazeta do Povo.

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