O Banco Central (BC) anunciou a criação de um mecanismo que permitirá às empresas depositarem os salários nas contas-correntes escolhidas por seus funcionários. A Transferência Especial de Crédito (TEC), que será usada apenas por empresas, complementa medida aprovada em setembro pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) que dá o direito ao correntista de determinar a transferência automática do salário, sem custo e no mesmo dia do pagamento, para o banco de sua preferência.

CARREGANDO :)

"A TEC poderá ser empregada em situações em que se tenha um pagador para diversos beneficiários, que podem ser correntistas de diferentes bancos", esclareceu o BC, em nota. Outra vantagem da conta salário sancionada pelo CMN é a isenção de tarifas e de CPMF nos saques e transferências.

Embora já existisse, a conta salário era facultativa e, na prática, raramente oferecida pelos bancos. A resolução do CMN obriga os bancos a abrir a conta salário a partir de janeiro de 2007. Somente depois de editada a medida é que o BC discutirá com o sistema bancário os prazos necessários para a oferta deste instrumento aos clientes. A TEC também poderá ser utilizada para transferências destinadas a um único correntista.

Publicidade